segunda-feira, 30 de junho de 2014

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de junho

Junho: mês de muitas emoções! Copa do Mundo no Brasil. 25 anos de Municipalização do Ensino em Pádua. Desfile Escolar à noite. Mudança da Janaina. SENOF. Viagem à Barbacena. E mais uma porção de coisinhas miúdas que deixam nosso dia a dia tão feliz!
Eis a lista:

  • Armário de demolição para Janaina. Lindo!
  • Troca dos pneus + troca de óleo. Possante em dia para viajar.
  • Fotos do Daniel com a presidente para D. Vera e Leila (gentileza).
  • Luzes no cabelo.
  •  Aniversário da minha irmã: 49 anos!
  • Prova da UERJ - 1ª fase - Marina fez 34 pontos. Valeu como experiência!
  • Conserto do pingente de gota com o arroz gravado. Há muito tempo aguardava um bom ourives.
  • Desfile comemorativo ao aniversário do município. Uma linda festa noturna.
  • Copa do Mundo no Brasil.
  • Férias!
  • SENOF - Semana Espírita do Noroeste Fluminense em São Fidélis - participação de Marina e Renan.
  •  Janaina mudou-se para a Rua Juiz de Fora. Pintura tomate seco com verde colonial; branco semi-brilho suvinil no interior, muro dos fundos impecável, porão limpo, cortinas, fogão novo... Um pedacinho do céu na terra.
  • Limpeza da garagem onde fica a cadelinha da rua. Spray anti sarna.
  • Comprei um grill.
  • 25 anos de magistério público municipal. Obrigada, Senhor! Mais um quinquênio.
  • Exames do papai agendados.
  • 9% de aumento no Estado aprovados (em vigor a partir de julho).
  • Viagem à Barbacena para buscar Daniel. Enfim, férias para ele.
  • Árvore iluminada com flores brancas, Imaginarium. Linda! Presente.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

terça-feira, 24 de junho de 2014

Mudança

"Ninguém muda e permanece do mesmo jeito". Essa frase chegou para mim na semana passada, quando do stress da Janaina pela mudança. Depois de 12 anos no mesmo endereço, resolveu encaixotar tudo e sair do aluguel. Foi para o Chateau 54, na Rua Juiz de Fora. Um primor a casinha... Como marinheira de primeira viagem em mudanças, deu ataque de todos os tipos... Mas, contrariando suas previsões pessimistas, tudo foi se desenrolando da melhor maneira possível. Durante a semana fomos carregando as louças, os cd´s e dvd´s (muitos), enfim, tudo o que era frágil. Na sexta-feira, o caminhão levou o resto, até as plantas! Em dois dias colocamos 95% das coisas nos seus devidos lugares. Então, foi a vez dos técnicos. Sorte grande! O da internet fez o serviço limpo e rápido, menos de meia hora. O do telefone veio com 01 dia de antecedência e bateu o recorde em eficiência. O da Sky teve um pouquinho mais de trabalho, mas fez um serviço impecável. Enquanto isso, o muro do quintal foi erguido, ganhamos uma jabuticabeira (plantada pelo pedreiro), o Tiquinho se esmerou para deixar o porão habitável. Faltam pequenos ajustes: o box de blindex do banheiro, a pintura externa (que já foi contratada), um vidro no basculhante da cozinha, as cortinas das duas salas... Mais à frente precisaremos limpar o terreno dos fundos e nivelá-lo, erguer um pouco mais o muro da direita e fazer a cobertura da garagem. "E não é que essa menina nasceu virada para a lua!", disse uma amiga. Eu acrescento: Lua Cheia!
Aguardem as fotos...

quinta-feira, 12 de junho de 2014

As sem-razões do amor


Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.



Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.



Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.



Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 9 de junho de 2014

OBMEP e Daniel

Fui intimada pela Dona Vera Kezen a escrever sobre a participação do Daniel na Olimpíada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas. Confesso que não sinto necessidade de projeções midiáticas, mas considerando o fato dele ser um cidadão paduano, vamos colocar as questões pessoais à parte e informar à sociedade que um jovem de 15 anos tem representado muito bem este município.
A OBMEP  é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e acontece em todo o Brasil desde 2005. Os alunos participam de uma 1ª fase na própria escola, e apenas 5% dos alunos com melhor desempenho, por nível, vão para a 2ª fase. Nesta etapa, os alunos realizam uma prova discursiva e a aplicação se dá por equipe externa, geralmente aos sábados, em uma única escola. Em Santo Antônio de Pádua acontece no CERGA e os aplicadores são de Itaperuna.
A iniciativa mobiliza milhões de estudantes de quase todos os municípios do país e tem como principal objetivo contribuir para a criação de um ambiente estimulante ao estudo da Matemática, bem como a descoberta de novos talentos na área das ciências exatas.
Em cada uma das nove edições já realizadas foram premiados 500 medalhistas de ouro em todo o país. Duas destas medalhas estão em Santo Antônio de Pádua, conquistada pelo aluno Daniel Cretton Carvalho, da Escola Municipal Escola Viva. Em sua primeira participação em 2010, ainda no 6º ano de escolaridade, ganhou a primeira medalha de ouro, entregue em Cerimônia Nacional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença da presidente Dilma Roussef, em 21 de junho de 2011. O jovem estudante conseguiu um grande feito: trazer para a Região Noroeste do Rio de Janeiro a primeira medalha de ouro. O estado do Rio recebeu 95 medalhas. O aluno ficou em 22º lugar nesta classificação e 105º entre os 500 medalhistas do Brasil.
Nos dois anos seguintes conquistou medalhas de prata e bronze e em 2013 repetiu o feito de 2010, conquistando mais uma medalha de ouro.
Desta vez a Cerimônia Nacional de Premiação aconteceu na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 07 de maio de 2014, com a presença da presidente Dilma, do governador Luiz Fernando Pezão, ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia, entre outras autoridades.
Os alunos premiados em ouro, prata ou bronze recebem uma bolsa de iniciação científica do Cnpq e participam de um curso em Matemática. Os medalhistas de ouro recebem uma declaração de bolsa para o Mestrado e pontuação diferenciada para o programa Ciência sem Fronteira.
O município de Santo Antônio de Pádua, ao longo dessas dez edições, sempre marcou sua participação, recebendo em todas elas certificados de menção honrosa, medalhas de prata e bronze, duas medalhas de ouro com o aluno Daniel, uma professora premiada em 2012 - Maria Aparecida Parreira, da Escola Viva e escolas premiadas -  Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé e Escola Municipal Escola Viva.
Para a presidente Dilma, os estudantes que foram condecorados na cerimônia são os homens do futuro. "Esta cerimônia evidencia todo o potencial do nosso país. Estamos celebrando o valor da educação", disse a presidente.
Nosso jovem paduano de 15 anos traz no seu currículo não apenas 04 medalhas da OBMEP, mas uma medalha de ouro e outra de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Hoje, é o aluno 2014149 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAR, em Barbacena - MG, turma Bravo, 1º Esquadrão Odin. "Como qualquer outro jovem, é alegre, amigo e simples, sobretudo estudioso, obediente e determinado", afirma a mãe coruja (eu). Ensaia seus primeiros voos nas asas do amadurecimento, do desafio e da mudança... Que Deus o abençoe sempre.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

terça-feira, 3 de junho de 2014

Nostalgia e Tecnologia


Só tenho 43 anos e, no entanto, tenho alguns déficits culturais, pela falta de acesso aos recursos de TV, som, revistas, cinema, arte... 
("Só 43, Alessandra? Você é do século passado!" - Para quem vai viver até os 90, como minha avó - ainda vivinha da silva - 43 é menos que a metade do caminho... Ainda vai dar para fazer muita coisa. Na verdade, nem pretendo viver tanto, mas enquanto minha passagem não é carimbada, vamos construindo o que for possível.)
Voltando ao déficit cultural... Como passei minha infância num sítio, sem energia elétrica, meu companheiro era o radinho de pilha e os livros, claro! Ouvir a música preferida era como ganhar na loteria, principalmente se ela não estivesse nas paradas de sucesso. Lembro-me de quando ouvi Unchained Melody pela primeira vez... Estávamos na mocidade do GEAP assistindo Ghost. Como eu queria ouvir mais uma vez, e outra vez, e outra vez! Conseguir a letra da música foi uma missão para meu amigo Márcio, que pediu a uma amiga que sabia inglês para copiá-la. 
Com o advento da internet - oh! glória - que facilidade conseguir a letra, o áudio, o vídeo. Tudo em segundos... Quanta alegria! Salve a nostalgia...


domingo, 1 de junho de 2014

A oração completa

Oração do Pai Nosso
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
- Jesus Cristo (Mateus, 6:9-13)

Começo junho com a oração que Jesus nos ensinou. Poucas palavras e muitas lições... É a oração mais completa. Rogo a Jesus e ao meu anjo da guarda proteção e sabedoria para viver este mês. Que o nosso país seja envolvido numa atmosfera de alegria e paz. 
Que os sonhos possíveis se realizem. Que tenhamos mais fé, gratidão e reconhecimento. Neste mês completarei Bodas de Prata no magistério público municipal: 25 anos de trabalho para essa rede. Quanto aprendizado! Quanta bênção!
Obrigada, Senhor!