quinta-feira, 30 de junho de 2016

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de Junho


  • Aniversário da minha irmã. Dupla comemoração: 51 anos e aposentadoria na 1ª matrícula. Feliz por ela...
  • Exames e consulta do papai - tudo ok!
  • Segundo bimestre letivo encerrado no IEM. Mais uma etapa cumprida.
  • 27 anos de Magistério Público Municipal.
  • 1/3 de férias - pela primeira vez empregado em obras na nossa casa.
  • Construindo... caramanchão, telhados de proteção dos portões, acabamento do muro (pingadeiras), pintura com Suvinil.
  • Trepadeiras para o caramanchão: sete-léguas e jasmim estrela (branco). 
  • Enfim, a hera encontrou seu muro...
  • Reforma de uma saia (que era minha) para Marina. Mamãe e seus aproveitamentos...
  • Insanidade poética: uma manta de tricô Artelassê. Que luxo!
  • Daniel recebeu hoje sua medalha de Prata da OBMEP 2015!

Hoje fiz uma dinâmica com a minha turma do 7° ano do EPA. Eles já estavam merecendo um "refresco"; nos últimos dias vinham comportando-se muito bem durante as aulas, "como uma orquestra" na correção dos exercícios... todos atentos, dando conta do recado... Então, como semana que vem começam as provas, levei um chocolate (bis) e uma brincadeira - aquela do "esse presente não é seu, entregue-o a quem você considera... (aí fala uma qualidade). Foi um momento bem agradável, mas quero pontuar duas situações: a aluna Milena, sorrindo de orelha a orelha disse: "gostei mais do bilhetinho que ganhei (a mensagem) do que do bis..." Ela foi considerada a ALEGRE da turma por sua colega Maria Eduarda. Colou a mensagem no caderno e ilustrou com flores e coraçõezinhos...
A outra fala foi da aluna Lívia: "professora, isso mudou o meu dia; hoje eu amanheci triste, com muitas saudades da minha avó e nem queria vir para a aula... agora, a tristeza passou..."
Isso não é motivo para agradecer e ser feliz? Claro que sim. vai para o blog!
Ô turminha boa... Gabriela, tão madura! Ganhou INTELIGENTE E LÍDER; Ana Clara Parreira é aquela que promove a PAZ; Alice é PRESTATIVA e OTIMISTA; Ana Clara Alves é DINÂMICA; Laura é aquela que tem FÉ; Ana Luísa é CARINHOSA, Maria Eduarda é a quem tem SORTE; Breno é o CRIATIVO; Taiane, a ELEGANTE; Emily foi eleita a ARTISTA; Eduardo, o HONESTO e para se livrar de uma "saia-justa" disse que eu era a pessoa mais BONITA da sala; Luísa foi eleita a CARIDOSA, Maria Lis, a mais AMIGA; Camila, a SOLIDÁRIA; Lívia ficou como COMPETENTE ( e é...); Mariana, a mais HUMILDE e, por fim, o mais JUSTO, foi o João Marco, que distribuiu bis aos colegas... A latinha matemática foi sorteada e dessa vez, o sortudo foi o Breno... Amei! 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

segunda-feira, 20 de junho de 2016

27 anos!

Crédito da imagem: Google
Neste 20 de junho completo 27 anos de magistério público municipal. Quase três décadas dedicadas à educação paduana. Amo esse trabalho, embora sinta um certo cansaço do passar dos anos... Muitas conquistas e algumas perdas, sobre as quais poderei discorrer depois. O tempo... ele passa incólume, mas nos deixa vulneráveis. Hoje não consegui sair da cama para trabalhar. Desde o ano passado estou com pressão alta e ultimamente tenho notado que o remédio (duas vezes ao dia) já não está dando conta de manter o equilíbrio. Em função de tantas demandas, vamos protelando a visita ao médico, os exames de rotina... mas bem sabemos que a conta há de chegar. Nesse caso, a conta do corpo exigindo cuidados. A mente saudável e feliz promove a saúde do corpo, mas há sim um limite entre o que podemos controlar - em nível consciente - e aquilo que foge ao nosso controle, porque está na subjetividade, no inconsciente. Começo a vislumbrar uma certa compreensão acerca da constante reclamação de meu pai quando diz que a mente é jovem, ávida de trabalho (e prazer!), mas o corpo não corresponde à décima parte do que a mente gostaria de fazer... "É o tempo, são 76 anos papai..." - eu retruco! Ele deita no banco, - diz que é para aliviar a dor nas costas -, e fica quieto. Também prefiro ficar quieta. Minha mente é uma usina de pensamentos e nunca consegui traduzir em palavras tantas reflexões e/ou percepções ...
Fico com sentimento de culpa porque tinha que fazer revisão com a turma, introduzir conceitos novos com a outra, conversar com a Secretária sobre uma possível palestrante para o dia 11 de julho, organizar isso ou aquilo. Sou muito exigente comigo mesma e desde sempre tenho a sensação de não poder ser problema ou peso para ninguém. Pode parecer arrogância, mas não é. Desenvolvi isso na infância por conta de não aborrecer minha mãe. Minha mãe sempre foi frágil e com uma cota imensa de aborrecimentos... Eu não poderia ser mais uma preocupação para ela. Tenho uma eterna sensação de ser devedora à vida.
Resolvi me dar de presente uma ida ao médico, um exame mais detalhado. O problema é que uma coisa vai puxando outra... Af! por hoje, fico com a nova medicação para a pressão.
Fazer dieta.
Atividade física. Caminhada.
Pilates.
Passeio.
Exames.
Mudança de hábito.
Mudança de atitude.
Feliz 27 anos de Magistério, Alessandra!
Imagem do Google.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016