segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de fevereiro

Fevereiro de 2022 ficará marcado por 3 tragédias:

* A grande enchente do dia 09, que devastou Miracema. Somente perdas materiais.

* A forte chuva e os desabamentos do dia 15, em Petrópolis. Mais que perdas materiais, vidas ceifadas, famílias destruídas e devastadas.

* A invasão da Ucrânia, dia 24, pela infeliz decisão do presidente russo, Putin. Uma guerra completamente desnecessária neste início de século XXI.

Olhamos para as flores do jardim da nossa casa e nos perguntamos se vale a pena fazer a lista dos motivos para agradecer e ser feliz. Não seria uma infantilidade de nossa parte, continuar com essa lista?

Ao mesmo tempo sentimos, intuitivamente, que são as pequeninas coisas que sustentam o "edifício inteiro". E, Ana Jácomo veio corroborar nossa intuição, quando escreveu: "Eu hoje me permito pequenas alegrias todos os dias, capazes de acalmar meu coração enquanto as grandes não me encontram. Esses prazeres muito simples, muidinhos, que para alguns passam até despercebidos, mas que fazem toda a diferença para quem ainda tem olhos garimpeiros".

Sim, meus olhos de Pollyanna, ou de Anne, ou Cora Coralina, ou de Ana Jácomo me permitem garimpar em fevereiro:

* Comecei uma nova faculdade: Psicologia. Feliz demais!

* Olimpíadas de Inverno.

* Noite de autógrafos da Aninha: "Por causa de você."

* Em se falando de livro, consegui garimpar (literalmente) "Horto", de Auta de Souza.

* Branca, Mel e Kiki devidamente vacinadas.

* Hera podada, telhado lavado, uma linda barra de crochê enfeitando a varanda (presente surpresa da irmã).

* Flores, flores, flores...

* Volta ao trabalho na SME, no Conselho Municipal de Educação. Contracheque devidamente corrigido. 

* Os amores bem guardados no altar do coração.

*Oração e leitura diárias.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Eu que lute! E os ucranianos também.

A noite foi estranha. Perdi o sono. Um cansaço extremo, mas a mente um turbilhão! Tentei conciliar em oração, mas minha oração parece um disco arranhado, agarrado ao mesmo tema. Tenho pedido a Deus, incansavelmente, como uma eterna criança pedinte na frente da vitrine de doces, que interceda nessa lixarada do Jaé, meu vizinho. Porque não é o certo, não é local apropriado, é desrespeitoso com os vizinhos. Mas tem tanta coisa estranha acontecendo no mundo, que escapa à capacidade de compreensão. E essas coisas estranhas acontecem, sob os olhos de Deus!!!! Ah, Deus respeita o livre-arbítrio dos homens. E, por conta desse livre-arbítrio, a Rússia, hoje, iniciou um ataque à Ucrânia. "Só Deus para apaziguar os ânimos!" Deus não pode ser um ENTE sentado em um trono distribuindo "doces"... Não! Deus é energia, criação, o elã que liga todos os seres e criaturas... 

Eu não tenho capacidade para alcançar Deus! Vou continuar acreditando que Ele é inatingível para mim e minha percepção. Porque na minha mente cartesiana e infantil, Deus deveria por ordem no mundo. Recorro a Jesus! Ele foi humano e sentiu as dores do mundo... É o governador da Terra (e outro dia li que governa, ao todo, 5 planetas! Fiquei perplexa!).  Ainda assim, permite que a Ucrânia possa vir-a-ser massacrada pela Rússia, por decisão de um único ser: Putin! (Claro, com a conivência dos russos e do mundo). Já vimos o que Hitler fez na História. Sempre esses homens estranhos no poder... Sempre tanto poder para homens estranhos... Enquanto vivemos assim, sob a égide do livre-arbítrio, vamos percebendo Putins e Jaés promovendo a desordem no mundo. "Você é contra o livre-arbítrio, Alessandra? Isso é ditadura... Justamente o que você critica..." Não, caro Watson, de modo algum... Mas eu queria ver, concretamente, o bem vencendo o mal neste mundo. O que precisará acontecer para que a praga do vizinho retire esse lixo da esquina? O que precisará acontecer para que Bolsonaro e sua corja seja banida da política brasileira? O que precisará acontecer para Putin deixar de agir como dono da Rússia e arredores? Será preciso que eu mova uma ação no MP? Será preciso aguardar o poder do tempo e seus desdobramentos nas argumentações seguintes? Enquanto isso, eu que lute vendo essa porcalhada na porta da minha cozinha; os brasileiros que lutem em meio a tantos desmandos desse lunático; o mundo que lute (de longe ou de perto) para deter as garras de um ser que acredita ser deus reencarnado. 

Como vês, Watson, hoje não estou para "panos quentes". A noite mal dormida provoca isso... Não quero ser Pollyanna a amenizar aquilo que está gritando aos meus olhos, aos olhos dos brasileiros, aos olhos do mundo.

Hoje,  "Deus que lute" com os homens de pouca-fé! 





Eu que lute, com meus olhos
de Pollyanna.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A mão que segura o balanço, embala o futuro...

O dia 15 de fevereiro vai entrar para a história com a tragédia em Petrópolis, provocada pelas chuvas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Uma tristeza sem precedentes na cidade, que não me cabe discorrer, visto não ser o propósito desse post. Basta uma pesquisa mais acurada nos meios de comunicação e será possível ao leitor inteirar-se do ocorrido. O registro nas Dobras do Tempo decorre dos desdobramentos da tragédia. De tudo o que li e assisti, o que mais tocou-me foi a situação daqueles dois ônibus sendo tragados pela correnteza e a luta dos passageiros para se ajudarem mutuamente e se salvarem. É possível ver nas imagens o jovem Gabriel da Rocha, de 17 anos, andando sobre o ônibus e o momento em que ele desaparece, puxado pelas águas... Que dor para uma mãe... Um pai... Inenarrável.  Os dias que se sucederam - e ainda hoje - estamos acompanhando a determinação do pai, em meio às águas barrentas, segurando-se em cordas, à princípio de forma solitária, em busca do filho. Até que neste último 21 de fevereiro, o Jornal O Globo publicou, em seu Instagram, uma notícia de um mergulhador profissional integrando a força-tarefa de 50 pessoas em busca do jovem desaparecido. Ao ler a reportagem vi que o mergulhador se chama Nangib dos Santos Silva. Imediatamente me lembrei do Nangibinho, filho da prima de minha mãe, Maria do Carmo dos Santos. Feitos os contatos familiares, foi possível confirmar que se tratava dele mesmo. Fiquei comovida em ver a foto daquele homem compenetrado na árdua missão de utilizar-se de sua profissão para "confortar" um coração paterno. E me lembrei de quando éramos adolescentes e íamos passar nossas férias de verão em Rio Bonito, na casa de nosso avô Vilção e alguns dias em Araruama, na casa da prima Maria do Carmo. Foram alguns verões maravilhosos, quando a vida tinha todos os sonhos ainda a se realizarem... Na época, as crianças - Aline, Vinícius e Nangibinho (assim chamado porque o avô era o Sr. Nangib) eram bem pequenas e nós ficávamos todo o tempo por conta deles. Nangib era o bebê, que está comigo na foto abaixo, no balanço. Devia ter uns 8 ou 9 meses... Registro de janeiro de 1983, eu com 12 anos de idade. A casa era imensa, uma varanda que a contornava completamente. Ficava localizada ao lado do Condomínio Aldeia Mar e Sol, na praia de Iguabinha. A dor da tragédia vergasta minha alma; mas veja! Ao ver essa foto, uma nostalgia invadiu-me, recordando-me também que nunca sabemos quem serão nossas crianças e, por isso mesmo, devem ser cuidadas como um bem precioso. No caso, Nangibinho virou um lindo mergulhador. 




 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

... E Miracema foi devastada por uma enchente

Depois de uma noite de chuva torrencial e ininterrupta, o amanhecer do dia 09 de fevereiro foi de uma grande enchente, que atingiu a maioria dos moradores de nossa pequenina Miracema. Um misto de tristeza e solidariedade... De desolação e recomeços... Um testemunho de esperança e fé. Uma reflexão sobre como estamos agindo sobre a natureza. Em algum momento nos sentimos tão superiores a ela, que esquecemo-nos que somos PARTE integrante. Também somos a natureza...
Vista da janela da casa da Paula

Vista da minha garagem dos fundos

Marca da enchente na casa da Dona Elza,
que é alta em relação ao nível da rua.

Depois da enchente, a limpeza.

Marcas da enchente...

Marcas da enchente...

Marcas da enchente...


Prédio do IPERJ

Colégio Cenecista



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Amor para recomeçar!

E, neste 07 de fevereiro, eis que recomeço em uma nova faculdade. Aposentada do campo das Exatas, resolvo enveredar-me, aos 51 anos, pelos caminhos da mente e do comportamento humano, na Psicologia.

Amor pra recomeçar!
Eu te desejo não parar tão cedo
Pois toda idade tem prazer e medo
E com os que erram feio e bastante
Que você consiga ser tolerante
Quando você ficar triste, que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom
Mas que rir de tudo é desespero
Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um você possa confiar
E que tenha até inimigos
Pra você não deixar de duvidar
Quando você ficar triste, que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom
Mas que rir de tudo é desespero
Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu desejo que você ganhe dinheiro
Pois é preciso viver também
E que você diga a ele, pelo menos uma vez
Quem é mesmo o dono de quem
Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor pra recomeçar
Eu desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Fonte: Musixmatch
Compositores: Mauricio Barros / Mauro Santa Cecilia / Roberto Frejat

Um girassol

 "Sol, girassol, verde, vento solar

Você ainda quer morar comigo?"






...Eu sei enfeitar a casa
Com girassóis e poesia
Com comida quentinha 
E lençóis perfumados.












"Se eu cantar não chore, não
é só poesia
Eu só preciso de você
Por mais um dia..." 
(Milton Nascimento/Lo Borges/ Marcio Borges)




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Portal 02.02.22

1h29min da madrugada.

Exatamente à meia-noite eu desci para pegar um pão seco (sempre funciona quando o estômago começa a queimar). Perdi o sono. Não posso acordar no meio da noite e pensar na questão do Plano de Carreira dos professores e essa gestão "estranha" do Paulinho em relação a isso. É o suficiente para vir a ansiedade, a dor no estômago, e eu não conseguir conciliar novamente o sono. Tento orar. Reviro-me na cama diversas vezes. Crio histórias... Nada!

Resolvi descer e escrever... Para apaziguar. Uma luta sem fim... Mas eu acho que a vida é isso mesmo: uma luta sem fim. Então, vou pedir a Deus que nos dê forças e renove nossas esperanças a cada amanhecer. Até o fim. Até quando o Senhor achar que devemos permanecer nesta escola, no curso da vida, no planeta Terra. "Há muitas moradas na casa do Pai", lembra? E por falar nisso, hoje - 02.02.22 - abre-se o portal de energia do Universo em direção à Terra. Momento de intensificar a oração, a leitura, a confiança e também a LUTA. Hora de agradecer as experiências do caminho...

Um dia eu disse que meu lugar seria entre os fracos e oprimidos, como Jesus; e Deus me colocou, literalmente, ao lado deles. Eu tenho pedido a Jesus que me permita honrar Teu exemplo de simplicidade, amor ao próximo; de não julgar e estender o bem sem olhar a quem.

Gratidão, Senhor, pelos filhos maravilhosos que Tu me confiaste. Corações generosos e responsáveis. 

Gratidão, Senhor, pela estabilidade na relação de confiança e amor que construí com aquela que me apresentaste como companheira de jornada.

Gratidão, Senhor, por dilatar minha compreensão todos os dias. Pode ser um pouquinho só... Mas me sinto, a cada dia, um pouco melhor que no dia anterior. 

Infelizmente ainda tenho sentimentos ruins, dentro do meu "senso de justiça". Não quero ser assim, Senhor! Quero confiar tão plenamente em Teu amor que toda e qualquer situação de (aparente) injustiça seja levada ao altar do coração antes de passar pelo tribunal da razão.

Um dia seremos verdadeiramente irmãos. A fraternidade será nossa bandeira...

"Seja o amor

Nossa bandeira de luz

Amado Mestre, Jesus!"

Que eu possa voltar para a cama e sonhar sonhos bons... Que Deus me permita ultrapassar o portal do tempo e vislumbrar um recanto de paz e amor que poderemos - e haveremos - de construir. 

Um remanso, Senhor!

Um descanso para a alma. Para mim e para todos os outros.

Tua semente, Mestre, não se perdeu. A alma endurecida ainda não permitiu que ela frutificasse, sem dúvidas e hesitações (e os eternos questionamentos). Mas ela existe, no santuário do coração. E todas as vezes que Tu me colocas em provas (ainda que eu tenha muito medo das provas), ela está lá, como uma lâmpada acesa, em meio à escuridão de meus desenganos. A luz do amor! A luz da confiança! A luz da fraternidade! A semente do Teu Evangelho, Jesus, está fixada no solo do meu coração. Falta florescer e frutificar. Não permita, Senhor, me perder do Teu rebanho de amor. Permita um sono reparador. Transforme nossa vida em um estado pleno de trabalho e oração, humildade e perdão.

Pelo Teu amor, obrigada Senhor!

Que assim seja!!!


terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

50.000 é um número interessante!

 Bem-vindo, fevereiro!

Seguiremos com a disciplina do registro e da confiança.