quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de outubro

GRATIDÃO!
  • Meus 49 anos de vida nesta nova vida... Presentes, mensagens, abraços, alegrias, gratidão!
  • Janaina limpou o caramanchão.
  • Renan podou a pata-de-vaca híbrida e eu podei a Congéa - prontas para um novo ciclo...
  • Pintura do portão - excelente trabalho do Bruno. Presente de aniversário dos filhotes (Marina não gosta de rebentos, lembra?).
  • Um bolo para Gabi.
  • Amigos da Wilma: 10ª parcela paga.
  • Flores, flores, flores... Outubro é primavera! O jacarandá mimoso da estrada floresceu!
  • Canonização de Santa Dulce dos Pobres - nossa primeira santa brasileira.
  • Arremate de granito para o basculante do "vaticano". Um capricho!
  • Vestido do baile de formatura da Marina prontinho no guarda-roupa... Lindo! Vermelho e poderoso.
  • Temos uma Casa do Bolo em Miracema. Original e delicioso.
  • Renan mais maduro e tomando decisões acertadas.
  • A fé que se renova a cada manhã...
A pior parte da história é olhar para frente e não ver a estrada.
"É que a estrada sempre se constrói ao caminhar, Alessandra. São as nossas escolhas que vão colocando o chão no caminho, sobre o qual pisaremos. Cada passo determina o passo seguinte. Se a pegada for de luz, o chão será de estrelas..." (20/07/2013)

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Um lembrete especial


Hoje foi dia de poda

Lua Nova de Outubro: dia de podar a Congea, para que possa descansar e recomeçar em um novo ciclo. 


Por alguns dias a Ipomea vai receber sol
diretamente na janela. Vai florescer...




















Amo esse passar dos dias... Os ciclos que se cumprem... Outros ciclos que se abrem... Novas possibilidades. Precisamos tanto aprender com a natureza! Talvez seja por isso que nesta encarnação eu tenha nascido em um sítio. Para aprender com a natureza. Ela nos ensina a não desistir, a contornar obstáculos, a não querer antecipar colheitas... Ela nos fala de instintos e intuições... Obstinação. A natureza é obstinada! A vida luta por viver... Observei isso entre os filhotes e agora com as plantas... Ontem as formigas atacaram nosso jasmim-estrela. Depois de terem limpado todas as roseiras e um pouco do broto da pata-de-vaca, foi a vez do jasmim. Não fizemos nenhuma intervenção; só observamos. Passaram todo o dia cortando e carregando... Um mutirão. O formigueiro é do outro lado da rua, em um local onde não chove e nem escorre a água da chuva. Trabalharam as bichinhas incansavelmente. No fim da tarde, o chão da garagem parecia um tapete de folhas cortadas... Hoje pela manhã era como se alguém tivesse varrido tudo, impecavelmente. Nenhum vestígio das folhas... Meu avô dizia que quando elas ficam "atacadas" assim é porque vem um longo período de chuva. Elas fizeram o estoque, encheram as despensas... Como trabalharam essa noite! Que tenhamos essa força das formigas para trabalhar também, principalmente com o espírito de coletividade, generosidade e empatia. 
Outubro vai chegando ao seu final... Obrigada, Senhor, a bênção de tê-lo vivido.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Alessandra faz 49! Um quadrado perfeito.


E, neste 25,  resolvi fazer 7 coisas que me fizessem muito feliz...
1. Comer panetone no café da manhã...
2. Ir à Flores fazer uma escova no cabelo e sobrancelha com a querida e talentosa Lígia.
3. Falar com os filhotes. Um abraço apertado no Renan, antes de sair para o trabalho, e graças à tecnologia, chamadas "ao vivo" com os que estão em terras mineiras.
4. Almoçar com meus pais e, para aumentar a alegria, ter a companhia de minha irmã. Com direito ao meu doce preferido - abóbora com coco, e à sopa de macarrão e galinha caipira (ainda não me abstive do frango e peixe, mas  já venci as carnes vermelhas). As mães são incansáveis.
5.  Levar meu abraço e um mimo para a Ioni, que também aniversaria neste 25.
6. Ir à Pádua com Janaina procurar uma luminária (porque ela invocou que queria me dar uma luminária nova para o criado, com o botão liga-desliga na base) e aproveitar para tomar um café no Lounge, com direito à velinha e petit gateau, presente da casa.
7. Encerrar a noite com a palestra "Desapegar para não sofrer" do Hélio Tinoco, de Vila Velha, na Associação Espírita Paz e Harmonia, 

Foi muito além do que eu imaginei: teve espaço para lindos presentes, mensagens diversas, bombons, abraços, a companhia da Janaina no Paz e Harmonia e uma pizza para fechar a noite. Só gratidão!













terça-feira, 22 de outubro de 2019

"Deus mora na rotina positiva"

"Para sobreviver à dureza do mundo é preciso polvilhar a alma com beleza e sensibilidade. É preciso cercar-se de pessoas que lhe façam bem, ouvir boa música, ler bons livros, enfraquecer os estímulos à superficialidade, fazer as pazes com o silêncio e a quietude. Deus mora na rotina positiva. É através dela que Ele nos cura e nos protege. Quem não se fizer esse favor, lamentavelmente será alma morta num corpo vivo." Pe. Fábio de Mello
Mantemos, nesse diário virtual, nossa rotina positiva. De tristeza, bastam os noticiários...




terça-feira, 15 de outubro de 2019

Sou professora!

Encontro minha amiga Elsie 
(que merece um capítulo à parte no blog) 
e ela me dá um abraço bem apertado. Mais baixa que eu, 
aninha-se em meu peito e diz: "você é uma árvore frondosa, 
blindada por Jesus!" Não vou me fazer de rogada, porque não sou 
de ferro e preciso sim de um afago e a sinalização que o caminho 
está sendo pavimentando corretamente... Guardei comigo essa 
observação, que veio corroborar outra, 
da minha amiga Ádma. Depois, 
encontrei 
essa linda 
gravura 
na web e aí 
misturou 
tudo: 
árvore 
frondosa, 
crianças, 
cor de rosa 
(a cor da nossa Congéa). 
Então, hoje, pelo meu dia -
Dia do Professor - resolvi gravar essa memória nas Dobras do Tempo.



quarta-feira, 9 de outubro de 2019

E essa jornalista linda aí?

Minha Grace veio para casa durante a semana do "saco cheio" da UFV e hoje foi dia de experimentar o vestido da formatura... Ah... essa vida boa que se cumpre! Amo a Ioni, nossa modelista. Nascemos no mesmo dia, 25 de outubro, e temos personalidades muito parecidas: vivemos pelo sonho e pela fé... E somos doidas rsrsrsrs... Do limão a gente sempre faz a limonada...
Uma manhã de quarta-feira bem feliz...
Imagem da Web





segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Por que rezar?

Texto atribuído a Nizan Guanaes, renomado e brilhante publicitário brasileiro, e empresário na área de Comunicação (recebi de presente da amiga Miryam Lucy Rezende, via whatsApp).

Inspirado por Abilio Diniz e pelo meu personal trainer, comecei a rezar todas as manhãs. Leio os jornais e depois rezo. 
No início, foi como começar a correr e fazer exercícios, uma decisão intelectual, um gesto de disciplina, que você faz por obrigação e pouco prazer. 
Mas, aos poucos, aquilo foi virando um oásis neste momento atribulado que, como qualquer empresário brasileiro, eu vivo. Esta é uma crise brava, em que você tem que fazer sacrifícios para salvar o todo e vencer a crise. Um momento duro, de decisões duras, mas decisões necessárias e inadiáveis. Neste momento, é preciso pedir a sabedoria que o jovem Salomão pediu a Deus. A sabedoria que David, o estadista, pediu tanto a Deus. Só mesmo Deus vai nos dar, por meio de seu Espírito Santo, as virtudes que não temos. 
No meu caso, por exemplo: paciência, sabedoria, parcimônia. 
David diz nos seus lindos Salmos que o Senhor salva o homem e a besta. Tem uma besta no homem. E, se deixar a besta solta numa crise como essa, a besta desembesta. 
Não rezo para ser santo. Rezo para ser homem, para ser humano. No sentido divino dessa palavra: ser um líder humano, um profissional humano, um marido humano, um pai humano. Humano como Francisco, o Papa, que ao escolher seu nome já apontou o caminho. Que em dois anos tirou a Igreja Católica do intramuros do Vaticano e a trouxe de volta aos homens e às mulheres do mundo todo e de todas as fés. 
Minha amiga Arianna Huffington, uma das empresárias e mulheres mais interessantes destes tempos modernos, me ensinou a prestar mais atenção em meditação em seu novo livro, “A Terceira Métrica”, publicado no Brasil pela editora Sextante. 
Nos Estados Unidos, só se fala em “mindfulness”, em meditação. Até no Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT, meca mundial da tecnologia, se fala disso. Roberto Zeballos, que é um dos médicos mais modernos do Brasil, fala muito em meditação. 
Rezar é meditar. E fortalece muito o empresário. É bom para quem tem fé, é bom para quem quer ter fé, é bom para quem quer ter paz, é bom para quem quer ter foco e discernimento. 
Quando você reza ou medita, você foca, concentra, reúne forças, toma o controle da sua vida. Você toma o controle da besta, como a inveja, a usura, o olho gordo, a pequenez, o medo e os instintos animais que existem em cada um de nós. 
Sem a oração e a meditação a gente desembesta a fumar, a beber, a tomar Rivotril. Desembesta a sofrer e a passar as noites acordado. Desembesta a pensar com o fígado em vez de pensar com a cabeça, com o coração e com a alma. A besta é uma má pessoa e um péssimo empresário. Rezar é o meu antídoto contra ela. 
A oração torna todo dia o dia 25 de dezembro. Por meio da oração nasce a cada dia um menino Jesus em nós. Rezar é um Natal na alma! 
Acreditar em Deus evita que a gente se ache Deus. E evita que a gente seja movido pela besta que está no homem. É por isso que, a cada manhã e a cada noite, eu rezo. Não para ser santo, como disse, mas para não ser besta. Para ser homem.

sábado, 5 de outubro de 2019

Cuidar para não estragar... Manutenção sempre

Para fechar o ciclo "obras 2019", Bruno veio pintar o portão. Todo o custo foi dividido entre meus 3 queridos rebentos, como presente pelos meus 49 anos de vida nessa nova vida... Gratidão! Marina chegou na sexta-feira, então compramos um bolinho para comemorar as pequenas conquistas, a nossa perseverança e os anos vividos...




quinta-feira, 3 de outubro de 2019

"Senta a Pua"

Neste fim de semana nosso Dani veio para casa e, finalmente, trouxe a revista - na verdade, um livro - de sua vida em Barbacena, nos 3 anos da EPCAR.
Que nome tem isso? Memórias... "these are the days of our lives"...



terça-feira, 1 de outubro de 2019