sexta-feira, 31 de março de 2023

Na partida

Na partida, não precisamos arrumar nossas malas.
Na partida, já recebemos nossa mala pronta.
Se leve, nem precisamos abrir
Está lotada de coisas boas, bons sentimentos, boas ações.
Se abrirmos, tudo vai se espalhar ao nosso redor
E vai ser difícil ajuntar,
Melhor aguardar o local e o momento certos.
Ele vai chegar...
Se pesada, aí sim devemos nos preocupar...
Ali estarão os fardos que criamos, o que não foi resolvido, o perdão que não pudemos dar.
Abrir ou não abrir?
Não importa! Nada poderá ser deixado para trás,
Não há como se desvencilhar!
Resta-nos arrastar conosco nossa aquisição.
Ultrapassado o portal, 
Nossas esperas estarão lá a nos contemplar...
Agora sim, hora de abrir a mala.
Aquela leve deve ser aberta com deleite.
Luzes e cores 
E diversos flocos coloridos
Dançarão pelo ar...
Terá valido a pena
Cada esforço, cada suor, cada trabalho, cada lágrima.
Todo o amor que pudemos dar
Vai estar ali na leveza da dança das luzes 
Ao nosso redor, a rodopiar...
Braços amorosos serão estendidos,
Mãos saudosas se entrelaçarão,
Talvez um último olhar para trás
Mas será apenas de gratidão.
Mas... E se a mala estiver pesada?
Nossas esperas estarão lá a nos contemplar...
Mas, a voz fraca e sufocada que nos acompanha dirá:
- Você sabe o caminho... Ele se chama
Recomeçar!
Alessandra Barros Cretton
Sob inspiração, em 31/03/2023


Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de março

 

  • Enfim, aposentada a partir de 1° de março!
  • Recebi uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores pelos meus 34 anos de serviços prestados à Educação Paduana. Indicação da vereadora Eliana Blanc.
  • Concluímos a obra pretendida para 2023, sob a proteção e a benção de Deus: calçada, pintura branca e barra de filetados no quintal e a substituição de 3 portas.
  • Marina foi a um passeio em Natal - RN com toda a equipe da Mostarda, firma onde trabalha.
  • Também foi o lançamento do livro URBEGRAFIA - um mosaico visual do Rio, projeto que a Marina trabalhou como freelancer. Um trabalho muito lindo!
  • Firme e forte na faculdade, sob a benção de Deus.
  • Firmes e fortes nas atividades do Paz e Harmonia.
  • Renan e Elisa se mudaram para um apartamento mais amplo e fresco.
  • Enfim a cama de casal foi montada. Mandei a de solteiro para o Renan junto com a cômoda. Dei uma geral no quarto dos meninos; tudo reorganizado. Falta finalizar o quarto de Grace.
  • Daniel aportou no solar por alguns dias.
  • Conversa fraterna com os assistidos do P.H. na entrega das cestas básicas. 
  • Palestra no P.H. sobre Jesus e as Mulheres.
  • Plantão na Evangelização: corpo, perispírito e alma/espírito. Fizemos os bonecos. Ficou muito bom.
  • Almoço em Venâncio.
  • Um bolo para o aniversário da Adriana, a pedido da Nikely.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Marina em Natal - RN

Toda a equipe da Mostarda, onde nossa Marina é produtora de conteúdo, fez um lindo passeio ao Rio Grande do Norte, na capital Natal, para comemorar as conquistas de 2022. Claro que temos que guardar essa vivência nas Dobras do Tempo!

De 17 a 19 de março:











sexta-feira, 17 de março de 2023

Paz e Harmonia Palestras #08 (12 de março) e #09 (17 de março)

 JESUS E AS MULHERES

#08 (12 de março) e #09 (17 de março)

Página Inicial: Vinha de luz — Emmanuel, 134 -  Alfaias

“Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las.” — Jesus. (LUCAS, 17.31)

A palavra do Mestre não deixa margem a hesitações. Naturalmente, todo aprendiz vive na organização que lhe é própria. Cada qual permanece em casa, isto é, na criação individual ou no campo de testemunho a que o Senhor o conduziu.

Geralmente, porém, jamais está sozinho. Reduzido ou extenso, há sempre um séquito de afeições a acompanhá-lo. Muita vez, contudo, a companheira, o pai e o filho não conseguem mover-se além das zonas inferiores de compreensão, quando o discípulo, pelos nobres esforços despendidos, se equilibra, vitorioso, na parte mais alta do entendimento.

Chegados a semelhante situação, muitos trabalhadores aplicados experimentam dificuldades de vulto.

Não sabem separar as alfaias de adorno dos vasos essenciais, as frivolidades dos deveres justos e sofrem dolorosos abalos no coração. Indispensável se precatem contra esse perigo comum.

Cumpra-se a obrigação sagrada, atenda-se, antes de tudo, ao programa da Vontade Divina, exemplifique-se a fraternidade e a tolerância, acendendo-se a lâmpada do esforço próprio, mas que se não prejudique o serviço divino da ascensão, por receio aos melindres pessoais e às convenções puramente exteriores.

Um lar não vive simplesmente em razão das alfaias que o povoam, transitoriamente, e sim pelos fundamentos espirituais que lhe construíram as bases. Um homem não será superior porque satisfaça a opiniões passageiras, mas sim porque sabe cumprir, em tudo, os desígnios de Deus.

Esses dias, conversava com uma amiga e dizia a ela que eu sinto que eu nunca estou livre o suficiente das minhas responsabilidades, nunca estou em um ambiente sossegado o suficiente ou totalmente livre de afazeres para passar horas na presença de Deus como eu acho que deveria.

Mas quando você orar, vá para seu quarto, 

feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto.

Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. (Mateus 6:6)

Você já percebeu que na Bíblia os homens estão subindo na montanha para encontrar com Deus? Mas, nas mesmas escrituras, dificilmente ouvimos de mulheres subindo o monte.
E você sabe por quê?

Porque as mulheres estavam lá embaixo nas vilas, nas tendas. Elas estavam amamentando o bebê, preparando uma comida para os filhos maiores, cuidando dos animais e das hortas, preparando o fogo para aquecer a família durante a noite e elas não tinham como largar tudo isso para trás para subir o monte.

Quantas vezes, nós mulheres, ficamos tristes por não conseguirmos dar conta das tarefas e também separar aquele momento precioso para o encontro com o Senhor!

Marta e Maria

38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. 41 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, 42 mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Lucas 10:38-42

 A resposta de minha amiga me surpreendeu:

 “É por isso que Deus vem ao seu encontro. Os homens sobem a montanha para encontrar com Deus mas Deus vem ao encontro das mulheres aonde elas estão: nas madrugadas solitárias amamentando e trocando fraldas, na correria de preparar o almoço antes que as crianças cheguem famintas da escola, nos momentos que daríamos tudo para nos trancar no nosso quarto por 30 minutos mas não podemos porque têm 2 ou 3 crianças nos chamando para brincar de boneca, amarrar o tênis ou limpar o nariz.”

Eu passei semanas ponderando o que minha amiga falou e busquei nas escrituras para ver se o que ela falou era verdade.

“A primeira vez que o Senhor declarou ser o Cristo foi para uma mulher samaritana no poço de Jacó”.

“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva… Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo… Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?” (João 4:7-10, 13-26, 28-29).

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro” (João 20:1). Ao ver que a pedra havia sido removida, Maria correu para procurar ajuda e para alertar os apóstolos de que o corpo de Jesus desaparecera.

Maria estava chorando no jardim que ficava junto ao sepulcro: a ideia de não saber o que havia acontecido com o corpo do Senhor pode tê-la deixado desolada. Embora o Salvador lhe tenha aparecido e falado com ela, a princípio ela não O reconheceu. Mas então “disse-lhe Jesus: Maria!” (João 20:16). Algo fez com que ela soubesse que se tratava de seu Salvador. “O reconhecimento foi instantâneo. Seus rios de lágrimas se tornaram num mar de alegria. Era Ele; Ele ressuscitou; Ele vive.”11 Depois de testemunhar o Senhor ressuscitado, foi pedido a Maria que testificasse aos apóstolos que Ele estava vivo.

E Deus realmente encontra com as mulheres aonde elas estão, enquanto elas fazem o simples, mas precioso trabalho de todo dia. Ele as encontra no poço aonde elas retiram água para sua família, nas suas casas, nas suas cozinhas. Ele vem até elas enquanto elas se assentam ao lado de alguém doente, enquanto elas dão a luz, enquanto elas cuidam dos pais idosos. Mesmo no túmulo vazio, Maria foi a primeira a testemunhar a ressurreição. Ela estava lá para realizar um trabalho: levar especiarias para evitar que o mau cheiro da decomposição do corpo se espalhasse. E ao ir lá, testemunhou o maior momento da história.

Então se você, como eu, às vezes ressente o fato de que no meio das obrigações de cuidar de filhos pequenos você não tem tanto tempo para fazer aquilo que parece espiritual e importante, lembre-se: Deus vem ao teu encontro. Ele sabe aonde estamos e os pesos que carregamos. Ele nos vê, e se abrirmos nossos olhos e coração, veremos Ele junto conosco, nos dias mais simples cheios de atividades que parecem sem importância.

Jesus prometeu estar conosco todos os dias. Ele cumpre Sua promessa. Enquanto vivemos os simples momentos do dia a dia, cozinhando, limpando, cuidando, que possamos estar cientes de sua presença. Ele está conosco! 

Inspirado na mensagem de Heather Farrell

Tradução: Tathiana Schulze

Página Final: Embaixadores de Cristo

Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel, 115

“De sorte que somos embaixadores da parte do Cristo.” — Paulo. (2 CORÍNTIOS, 5.20)

Na catalogação dos valores sociais, todo homem de trabalho honesto é portador de determinada delegação. Se os políticos e administradores guardam responsabilidades do Estado, os operários recebem encargos naturais das oficinas a que emprestam seus esforços.

Cada homem de bem é mensageiro do centro de realizações onde atende ao movimento da vida, em atividade enobrecedora. As ruas estão cheias de emissários das repartições, das fábricas, dos institutos, dos órgãos de fiscalização, produção, amparo e ensino, cujos interesses conjugados operam a composição da harmonia social.

É necessário, contudo, não esquecermos que os valores da vida eterna não permaneceriam no mundo sem representantes. Cristo possui embaixadores permanentes em seus discípulos sinceros. Importa considerar que na presente afirmativa de Paulo de Tarso não vemos alusão ao sacerdócio presunçoso.

Todos os colaboradores leais de Jesus, em qualquer situação da vida e no lugar mais longínquo da Terra, são conhecidos na sede espiritual dos serviços divinos. É com eles, cooperadores devotados e muita vez desconhecidos dos beneficiários do mundo, que se movimenta o Mestre, cada dia, estendendo o Evangelho aplicado entre as criaturas terrestres, até à vitória final. Entendendo esta verdade, consulta as próprias tendências, atos e pensamentos. Repara a quem serves, porque, se já recebeste a Boa Nova da Redenção, é tempo de te tornares embaixador de sua luz.




terça-feira, 14 de março de 2023

Nasceu a criança!

Depois de exatos 9 meses (literalmente) de missões, nasceu "a criança". Um legado com a participação de @marinacretton, nossa Grace.




segunda-feira, 13 de março de 2023