Certa vez um jovem rapaz foi convocado por uma usina de asfalto para derrubar uma árvore que estava atrapalhando a construção de uma estrada. Ele aceitou e no dia seguinte partiu para cumprir sua missão. Pegou sua serra elétrica e foi até a árvore. Qual não foi sua surpresa ao chegar lá e ver que se tratava de uma bela macieira! Enquanto ligava a serra elétrica, uma maçã caiu em sua cabeça. Desligou a serra, pegou a maçã, limpou-a com um pano velho e a saboreou. Depois da primeira mordida jogou a serra no chão, olhou para a árvore e disse:
_ Por que irei matá-la, se não me fez mal algum?
_ Por que vou destruir o que só me faz bem? O que me dá sombra quando há sol, o que me dá frutos quando estou com fome, o que me dá o ar que respiro? Não tenho motivos para destruí-la.
O rapaz pegou sua serra e voltou para a usina. Chegando lá, ele disse que não tinha cumprido o serviço e que não permitiria, de modo algum, que destruíssem aquela árvore, porque a partir desse dia ele era responsável por ela. O chefe e os outros trabalhadores ficaram se perguntando por que o rapaz teria dito aquilo e por que sua atitude mudara tanto. Antes, realizava essa tarefa sem nenhum problema.
Dias depois, foi chamado novamente pelo chefe da usina que falou:
_ Pensei e entendi o que você quis dizer; se derrubarmos a macieira ela nunca mais oferecerá frutos, nem sombra nem ar. Não me custará nada fazer a estrada em outra direção.
Assim o rapaz mudou a si mesmo e à Usina; e para nós - seres humanos - só falta ter um pouco de compaixão com a natureza para mudar nossa cidade, nosso país e até o mundo.
Autoria: Marina Cretton Carvalho - 12 anos
Escola Municipal Escola Viva - 2009
7° ano - Professora Sheila Ribeiro
Marina:
Em 2016, sei que você vai achar sua história piegas (e talvez "odiar" eu ter publicado). O blog Dobras do Tempo é espaço de memória. Eu a guardei nos meus registros e lembro-me de ter ficado muito orgulhosa de você na época. Tão feliz com sua capacidade de escrita e maturidade (você só tinha 12 anos!) que marquei o momento com aquele pingente de maçãzinha... Atribuir sentido e significado às coisas é minha especialidade... ou quase isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário