30.514 óbitos em 28 dias |
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de fevereiro
Há dois dias (26/02) completamos 1 ano do primeiro caso de Covid no Brasil - e o doente, por sorte, não veio a óbito. Era um cidadão de São Paulo que havia chegado da Itália. O primeiro óbito só ocorreu dia 12 de março, uma mulher, também moradora da cidade de São Paulo. De lá até o dia de hoje ultrapassamos a marca dos 255 mil mortos. E eles começaram a ter rostos conhecidos, próximos, queridos. Também tivemos a covid19 em janeiro e os sintomas, embora não tenham sido respiratórios, foram bem desagradáveis (perda de olfato e paladar, enjoo, febre, vômito, diarreia, dor de cabeça, desmaio, muita fraqueza). Onde fomos contaminados? Provavelmente em mercado, casa de ração ou quitanda. Porque fora esses lugares, não íamos a lugar algum. Mesmo usando máscara e álcool em gel, houve um descuido. Um imperceptível descuido.
Aguardamos ansiosamente a chegada da vacina e sofremos pelos desmandos de nossos governantes, principalmente desse presidente abominável. A vida vai seguindo... Enfrentamos, no Brasil, o pior momento da pandemia, principalmente depois do Carnaval (que não teve na teoria), pelo desleixo das pessoas com as regras de proteção e distanciamento social. Cansou-se do respeito. Cansou-se da valorização da vida. O prazer imediato, a satisfação dos sentidos venceu o bom senso e a prudência.
Embora estejamos situados, nesta encarnação, na curva do vento... sofremos e refletimos sobre o que fazer para dar a nossa contribuição pessoal nesse momento de prova coletiva. Não trabalhamos na saúde e nem estamos em nenhuma linha de frente. Seguimos com as atividades profissionais, com relativa segurança. Então, decidimos por orar, escrever cartas de amor ao Universo e tentar uma harmonia vibracional que possa criar uma usina e também expandir-se além-muro, alentando os sofrimentos e renovando as esperanças. Todos os dias, dedicamos alguns minutos (que vão aumentando a cada dia) para nossas leituras edificantes, as reflexões e orações. Desde o dia 04 de fevereiro as orações têm se materializado em letrinhas agarradinhas a deitarem-se amorosamente como partituras em um caderno. E têm operado maravilhas... Gratidão, Senhor!
Por conta dessa gratidão que mantemos nossa lista dos motivos para agradecer e ser feliz!
- Enfim, aposentei no Estado! Depois de 30 anos, 5 meses e 26 dias...
- Terminei a releitura (passados 32 anos) de "50 anos depois" de Emmanuel/Chico Xavier.
- Minha prima Cássia fez uma capa linda para um caderno de Memórias, com a estampa do Snoopy, meu eterno Snoopy.
- Daniel veio de Viçosa e pousou no solar por alguns dias... Já voou novamente.
- Janaina Samel fez um bandô maravilhoso de patchwork para a copa. Aquele outro verde foi para a janela da cozinha, combinar com os lindos armários verdes...
- Dois arco-íris inteirinhos depois da chuva da tarde de 18/02. A gente renova as esperanças...
- Janaina pintou de preto todos os puxadores dos armários e baús. Limpeza e renovação.
- Apesar dos pesares (o curto-circuito nos fios) a poda das árvores.
- Renan de volta ao trabalho fixo, diário. Que venha a carteira assinada!
Da querida Camila Abrunhosa para aquecer nossos corações. |
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Carta para nossa árvore
Solar Sayonara, 20 de fevereiro de 2021.
Mui querida pata-de-vaca pink híbrida,
Em 2016, dia de São José, fomos à Itaperuna e chegamos até você pelas mãos generosas do Sr. Ferreira, que fez questão de dizer que aquela mudinha tenra era uma criação híbrida, sem sementes (acho que ele foi com a nossa cara, por isso permitiu que a trouxéssemos). Você veio espremidinha com sua irmã, naquele Fiat, porque já devias ter 1,50 m ou mais um pouco. O tronco muito fininho ficou flexível para a acomodação no espaço apertado. Foi plantada, no mesmo dia, com todo o amor que existe em nosso coração. E sofreu ataque dos cabritinhos e do bode, das formigas e das crianças... (e teve aquela vez que a prefeitura decepou seus galhos sem dó nem piedade). Mas a envolvemos com grade e uma tela e fomos cuidando e protegendo até que se fizesse uma jovem árvore fortalecida. Naquele mesmo setembro de 2016, você nos presenteou com a 1ª flor. Quanta alegria! Fotografamos, mandamos revelar a foto e colocar em um porta-retrato. Aquele pink indescritível!Em 2017, percebemos que sua floração, na verdade, iniciava-se em abril e ficava bonita até setembro. Em outubro já começava o declínio. Aí, elegemos a lua nova de novembro para a poda radical. Um mês depois, no Natal, você já estava toda redondinha de folhas... Até que vinha um estirão e você soltava galhos para todos os lados e o ciclo recomeçava. Foi assim em 2018 e 2019.
Acontece que a cada ano seu tronco ficava mais grosso, tanto o que subia do solo quanto os dois galhos que se abrem em V, a partir de um determinado ponto, e que servem de base para outros tantos galhos. Então, em 2020 decidimos não fazer a poda radical. Em setembro você já estava "feinha" e cortamos apenas as pontas, no topo da copa, mantendo uma base de galhos e folhas. A ideia era que, a partir dali, você ficasse redondinha, harmoniosa. Veja sua irmã, parece que entende o que desejamos dela. Não tem o rosa pink de suas flores (é um rosa esmaecido, muito lindo), tem as vagens de sementes e parece compreender o que se passa ao seu redor (as mães estão sempre fazendo algum tipo de comparação... acostume-se com isso). Mas o que você tratou de fazer em 2020? Cresceu feito louca, espalhou galhos e folhas para todos os lados e atingiu os fios de alta tensão. Por conta disso, não poderíamos esperar a floração 2021 para depois fazer um poda, radical ou não.
Então, hoje o Wilsinho veio para fazer uma poda que, a princípio, deveria ser mínima e harmoniosa. E o que aconteceu foi um desastre. Você sofreu demais hoje e nós pedimos perdão por isso. Ainda não aprendemos a lidar com você. Ainda não sabemos como fazer você ficar feliz! Como os galhos bateram nos fios, houve um curto-circuito e ficamos 6 horas sem luz... Senhor! Teremos que nos redimir com os vizinhos. E você ficou muito machucada. Perdoa-nos, por favor! Ajuda-nos a compreender você, a encontrarmos a melhor forma de agir.
Na semana que vem iremos à ENEL solicitar que instalem separadores nos fios. E, se isso ocorrer (se Deus quiser há de ocorrer) vamos deixar você seguir sua natureza (claro, cuidando de alguns excessos). Porque você é generosa por demais! Além do oxigênio, que sombra maravilhosa nos oferece... Lembra do Paulo e do Marcelinho fazendo "hora de almoço" naqueles dias quentes de dezembro? Chegavam a dormir sob sua fresca. Você e sua irmã são um alento para os moradores ali da rua debaixo. As crianças brincam na sombra em dias de calor.
Sombra para os carros. Abrigo para os passarinhos. Hoje, descobrimos uma enorme casa de marimbondo em meio aos seus galhos. A ideia era mantê-la, mas depois da tragédia dos fios, o Wilsinho resolveu tirá-la (com a nossa permissão) para que pudesse cortar melhor os galhos. Ele ficou nervoso, claro! (E nós também). Então, os marimbondos se foram, mas ficou Zoinho (a gatinha) que vive empoleirada em seus galhos e te usa de arranhador. E os outros gatos também... Ah, e esses milhares de percevejos que te amam, principalmente nesses dias chuvosos.
Estamos com medo que, por conta de tanta chuva penetrando em seus troncos machucados, você desenvolva algum fungo. Aguente firme, ok? Por favor, aguente firme. Renasça mais uma vez e "desespere"* em flor neste 2021, que ainda é um arremedo de 2020, por conta da pandemia. Ainda esperamos vacina. Coisas terríveis têm acontecido em nosso país. Precisamos de suas flores! Você terá 1 mês para fazer nascer os brotos e colocar em cada terminação as flores lindas. E prometemos que continuaremos tentando descobrir um jeito de aprender a lidar com você. Os separadores de fio hão de vir, oxalá! Por favor, não nos prive de sua florada 2021. Mas venha um pouco mais comedida... Não desistiremos de você. Lutaremos pela sua vida e sua presença em nossa calçada. Perdoa-nos o mal jeito. Ensina-nos a cuidar de ti.
Amanhã cedo vou ler esta carta abraçada a você, para que ouças o que agora só chega em forma de pensamento. Reúna as forças. Guarde as energias do sol. Renasça. Floresça. Continue conosco.
Gratidão pelo ar.
Gratidão pela sombra.
Gratidão pelo abrigo.
Gratidão pelas flores que enchem a barriguinha de tantos beija-flores, mariposas e abelhas.
Gratidão pela beleza.
(... sem falar nos inúmeros seres invisíveis que habitam sob a sua proteção: fadinhas encantadas e gnomos mágicos).
Fique linda e perdoa-nos, mais uma vez!
Alessandra e Janaina (ela te plantou; eu fui coadjuvante).
P.S.: Separei algumas fotos que ilustram sua presença entre nós nestes 5 anos de Solar!
* "A primavera é quando ninguém mais espera... E desespera tudo em flor" (José Miguel Wisnik)
A primeira flor de 2017 |
Depois de uma poda radical |
Voltando as folhagens após a poda |
De quando a prefeitura fez um ato de violência |
Floração 2020 |
Zoinho |
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
Quadros Verdes
Repost do blog http://euliricoeu.blogspot.com/2009/09/quadros-verdes.html
E a escola é moderna.
O diretor, muito ufano, vai-me apontando todas as comodidades.
De todas as coisas a mais bela,
Senhor, é o quadro verde.
Os sábios estudaram longamente, fizeram experiências.
Agora já sabemos que a cor verde é a cor ideal,
não cansa a vista, pacifica, relaxa os nervos.
Pensei, então, Senhor, que não tinhas esperado tanto tempo
para pintar de verde as campinas e o arvoredo.
Tuas salas de aula funcionaram muito bem
e para não nos cansar, aperfeiçoaste uma porção de matizes
para Teus prados modernos.
Assim, os “achados” dos homens
consistem em descobrir o que pensaste desde toda a Eternidade.
Obrigado, Senhor, por seres o bom pai de família
que deixa a seus filhinhos
a alegria de descobrirem eles próprios
os tesouros de Tua inteligência e Teu amor.
Mas livra-nos de pensar que fomos
nós que os inventamos sozinhos.
JESUS, RICARDO, ROBERTO, Português Interpretação,
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2º vol., 5ª Ed., 1971, p. 24.
(MICHEL QUOIST nasceu em Havre (França) em 1921 e faleceu em 1997. Foi ordenado sacerdote em 1947. Era doutor em Ciências Sociais pelo Instituto Católico de Paris. Escreveu inúmeras obras, traduzidas em várias línguas e regularmente reeditadas, das quais algumas ultrapassam um milhão de exemplares).
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
Aposentei no Estado: 30 anos, 5 meses e 26 dias!
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
Memorial
Organizando alguns documentos no meu trabalho, encontrei essa listagem, que acho importante levar para as Dobras do Tempo.
30 anos da Municipalização do Ensino – 20/06/1989 a 20/06/2019
Escola Municipalizada Acácio Gomes de Souza
· Maria Valéria Vial Moreira
· Tânia Marques da Silva
· Vera Lúcia de Moraes Modesto
Escola Municipalizada Araponga
· Kátya Adriana Salles Pegorim
Escola Municipalizada Bonsucesso
· Jandira dos Santos Barreto
· Sandra Regina Gama dos Santos
Escola Municipalizada Caxixe
· Germana Gualberto de Abreu Menezes
· Tércia Faria de Souza
Escola Municipalizada Fazenda Boa Esperança
· Maria Aparecida Pereira Parreira Filha
· Maria Elizabeth Vitipó de Souza
Escola Municipalizada Fazenda Boa Vista
· Flávia Regina Ferreira André
Escola Municipalizada Fazenda Piedade
· Sandro Luís Faria da Costa
· Sônia Maria Dias Ribeiro
Escola Municipalizada Floriano Antônio de Souza (Aperibé)
Escola Municipalizada Florismundo Decnop
· Márcia Natividade Vinhosa
· Rosa Maria Magalhães
· Silvana Alvarenga Sodré
Escola Municipalizada Fortaleza Laginha
· Maria Gorethi Barros Cretton
· Marcílio Parreira dos Reis
Escola Municipalizada Itupeva
· Cilimar Azeredo Pereira
· Maria Imaculada S. Pereira
· Rosa Maria Vieira Vicente
Escola Municipalizada João Gouvêa Souto
· Ana Lúcia Miranda dos Santos
· Terezinha Carla Freitas Carvalho Pacheco
Escola Municipalizada Otávio Denys
· Neidimar Machado de Souza
· Rosalina Terra Azevedo
· Vanilda Motta Machado
Escola Municipalizada Elvira Leite
· Alzira Barbosa Magacho
· Marineide Magalhães Macedo
Escola Municipalizada Professor Honório Silvestre (Aperibé)
· Alessandra Barros Cretton
Escola Municipalizada Retiro Feliz
· Janaina Araújo Oliveira Souza
· Maria Luísa Pintor Silva
Escola Municipalizada Sítio Santa Bárbara (Aperibé)
· Adenize Oliveira da Silva
· Maria Aparecida da Silva
Escola Municipalizada Valão do Novato
· Graziela Amaral Leal
· Rosane Ribeiro da Silva Souza
· Therezinha Cássia Robert Rodrigues
Escola Municipalizada Vereador João Bairral (Aperibé)
Escola Municipalizada Vereador João Vinhosa
· Ivana Moreno de Oliveira Franco
· Hélio Campelo
· Rosane Maia Fialho
Fonte: Mapa Estatístico Junho de 1989 – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Professores chamados na primeira escolha para comporem a equipe auxiliar técnica da Secretaria Municipal de Educação – sede.
· Cláudia Gonçalves Pereira
· Janaina Meira Ferreira
· Maria Aparecida Corrêa dos Santos
· Maria do Carmo Eiras Schueller
· Rosana Lis Ribeiro Terra