quarta-feira, 20 de junho de 2018

29 anos e o retorno de Saturno


Dizem os astrólogos que em torno dos 29 anos acontece um fenômeno chamado retorno de Saturno. "É um momento de auditoria na vida. Onde quer chegar? O que já conseguiu? Dá para melhorar?"
Aos 47 anos de idade já passei pelo meu retorno pessoal e ele realmente funcionou comigo, consolidando sua "volta" aos 31 anos. Voltei para o meu eixo... E tratei de construir a vida mais feliz...
No entanto, na esfera profissional estou em pleno retorno de Saturno: quase 31 anos de magistério contando o tempo na Creche Vovô Henrique (outubro de 1987) e, neste dia 20 de junho, completo 29 anos efetivos no magistério público municipal. Em agosto, 28 anos como docente no magistério estadual. Fico contando os dias para completar 50 anos e fechar esse ciclo 25-50 do Estado. Digo todos os dias que estou cansada de ser professora... Mas me pego, de novo, entrando na loja e comprando mimos para meus alunos que foram para a segunda fase da OBMEP. Entro nas Dobras do Tempo e foi ontem que eu estava sentada no chão da sala fazendo lembrancinhas para os alunos na Páscoa (mas isso foi em 1989); ainda foi ontem que eu levava uma caixa cheia de doces de Cosme e Damião na garupa da motocicleta (mas isso foi em 1990); e por esses anos a fio sempre teve a visita ao Asilo Nossa Senhora do Carmo, as excursões à Capelinha de São Sebastião, as visitas às Creches, inúmeros projetos, programas, formações continuadas... Sinto o peso do passar dos anos e, ao mesmo tempo, faço as mesmas coisas lá do começo... o mesmo empenho, a mesma doação de energia... Ando muito triste com a rede municipal; saímos de um pódio de 1° e 3° lugar, consecutivos, e fomos para o fundo do poço. No entanto, como poetizou Gonzaguinha "de volta ao começo... ao fundo do fim..." De volta ao começo com o meu retorno de Saturno. Feliz 29 anos! E que venha a festa dos 30 com dupla comemoração: 30 anos de municipalização e 90 anos da D. Lenize, nossa primeira e inesquecível Secretária de Educação. Oxalá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário