(O dia está nublado. Choveu ontem.
Descobri o Podcast New Me, da psicóloga Louise Madeira por conta do trabalho da disciplina Projeto Integrador. Como eu "invoquei" que queria aprender sobre esse tema (tem que ser algo que não conheço, essa é a proposta nessa nova fase), acabei chegando a esse canal. Num primeiro momento estranhei a voz. No segundo episódio já estava gostando do jeitinho calmo de sua narrativa. Então, decidi que ouviria um por dia, começando exatamente do primeiro episódio. Ontem resolvi fazer um resumo de sua fala).
Louise Madeira, Psicóloga, para o Canal de Podcast New Me.
#01 O que não é felicidade (1º/08/2019)
Ela começa dizendo que o conceito de felicidade é abstrato e paradoxal. São muitas as tentativas de definição do que seja felicidade, mas até o momento nenhuma vertente filosófica, psicológica, espiritualista, religiosa ou sócio-cultural conseguiu chegar a um enunciado fechado sobre a definição de felicidade.
A felicidade é abstrata. E paradoxal.
Todos desejam ser felizes! Mas socialmente e culturalmente há um pensamento (sobretudo dos teóricos) de que felicidade é uma ideia medíocre, um clichê, coisa infantil, de gente imatura que não evoluiu intelectualmente.
Ela destaca que tudo que se repete reiterada vezes no grupo social perde a força psíquica, perde o impacto conceitual e às vezes perde até o sentido. No entanto, em mais de 40 anos de clínica, nunca se deparou com uma pessoa que não estivesse buscando a felicidade.
Todo o nosso movimento na vida, em última análise, é tentar ser feliz.
Ela destaca a importância de uma coleção de ideias para minimamente organizar esse caminho de busca da felicidade pessoal. Desfrutar a felicidade que possui e nunca percebeu é um desses caminhos.
Falas terapêuticas não são receitas ou manuais. São caminhos de pensamento e reflexão. Para isso, prefere trabalhar com o modelo de desconstrução, ou seja, aquilo que não é felicidade.
O cotidiano está comprometido por umas crenças muito arraigadas e totalmente desconectadas daquilo que psicologicamente pode nos levar a um caminho mais funcional na vida. Tantas crenças errôneas sobre felicidade que ao invés de nos aproximar, nos distancia daquilo que poderia ser chamado de sensação de felicidade. Fomos adestrados a acreditar em teorias.
Destaca três coisas que felicidade não é:
- Felicidade não é perfeição.
- Felicidade não é plenitude.
- Felicidade não é euforia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário