quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Pedro (3:17), os cristãos e os homens abomináveis

Estar em casa pelas manhãs tem me proporcionado - além de saúde - grande paz de espírito; consigo cuidar da alma, através da leitura edificante e da oração, - e do corpo, com uma alimentação mais cuidadosa. Já é sabido que comungo das ideias espiritistas, embasadas no tríplice aspecto estudado por Kardec (ciência, filosofia e religião) e nos cinco princípios básicos: existência de Deus, imortalidade da alma, reencarnação, pluralidade dos mundos habitados e comunicabilidade entre os espíritos. Em outros tempos talvez eu fizesse questão de me autodenominar médium. Hoje, com a maturidade e a consciência da enorme responsabilidade que isso representa, quero dar-me por satisfeita se minha consciência apontar que estou sendo cristã. No entanto, não podemos ser omissos às situações e manifestações. Como tenho um parco conhecimento das leis da Física, sei - e sinto - que fios invisíveis nos conectam e a oração tem um poder imensurável. Por conta disso, orei muito hoje de manhã pelo nosso querido Brasil e as eleições que estão por vir. Roguei a Ismael (nosso governador espiritual) que, com sua falange de espíritos amigos, possa  restabelecer a paz e cuidar para que nosso jovem país não se perca em sombras terríveis e cumpra seu lema "Deus, Cristo e Caridade". A resposta veio imediata. Talvez eu não consiga encontrar as palavras exatas para definir, mas chegou-me a seguinte orientação: "nada está fora do controle; o que parece caos é mão Divina operando a ordem das coisas; ordem essa que não se dará nos próximos 4 anos e talvez nem nos próximos 8 anos; mas, no final da próxima década, o Brasil poderá vislumbrar mais justiça para todos. Alguns chegam para preparar o terreno, como foi com João Batista e tantos outros anônimos que a história não conseguiu registrar. Por ora, compete a cada um, vinculado a esta Nação, estender os dois braços e atuar, como cristão, no raio que esse braço alcança. Aqui não se trata de metáforas. Pense literalmente nos braços estendidos. Estique o braço e veja onde ele alcança. Dentro de casa é o irmão em caminhada. Como estamos sempre em movimento, esse braço se estende em maior ou menor proporção. Não podemos dizer que vai acontecer isso ou aquilo porque a estrada se constrói com as escolhas, mas em todos os tempos nunca faltou a inspiração necessária aos homens de bem. Abra o livro, leia a página e divulgue."

Então, Emmanuel, em Vinha de Luz, mensagem de número 43, oferece-nos a reflexão da palavra de Pedro (II Pedro, 3:17), que transcrevo a seguir:
"Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza."

Segue a interpretação de Emmanuel:

O esclarecimento íntimo é inalienável tesouro dos discípulos sinceros do Cristo.
O mundo está cheio de enganos dos homens abomináveis que invadiram os domínios 
da política
da ciência
da religião
e ergueram criações chocantes para os espíritos menos avisados;
contam-se por milhões de almas com eles arrebatadas às surpresas da morte e absolutamente desequilibradas nos círculos da vida espiritual.
Do cume falso de suas noções individualistas precipitam-se em despenhadeiros apavorantes, onde perdem a firmeza e a luz.
Grande número dos imprevidentes encontram socorro justo, porquanto desconheciam a verdadeira situação. Não se achavam devidamente informados. Os homens abomináveis ocultavam-lhes o sentido real da vida.
Semelhante benemerência, contudo, não poderá atingir os aprendizes que conhecem, de antemão, a verdade. 
O aluno do Evangelho somente se alimentará de equívocos deploráveis, se quiser.
Rodopiará, por isso mesmo, no torvelinho das sombras se nele cair voluntariamente, no capítulo da preferência individual.
O ignorante encontrará justificativa.
A vítima será libertada.
O doente desprotegido receberá enfermagem e remédio.
Mas o discípulo de Jesus, bafejado pelos benefícios do Céu, todos os dias, que se rodeia de esclarecimentos e consolações, luzes e bênçãos, esse deve saber, de antemão, quanto lhe compete realizar em serviço e vigilância e, caso aceite as ilusões dos homens abomináveis, agirá sob sua responsabilidade, entrando na partilha das aflitivas realidades que o aguardam nos planos inferiores.

Como duvidar dessa resposta?

Um comentário:

  1. Sim, Alessandra, existe um planejamento maior que muitas vezes foge ao nosso alcance. Onde vemos caos e horror pode ser o princípio da luz. Mas tudo isto é consequência da nossa imprudência e o vigilância e caberá a nós mesmos, aqui na Terra, fazer o nosso melhor para modificar está situação criada por nós mesmos. Quanto maior a consciência, maior a responsabilidade. Um forte abraço! 🙂🙏✨

    ResponderExcluir