quinta-feira, 12 de setembro de 2019

(Breve) Memorial Teresinha Tânia José Mansur

Memorial Teresinha Tânia José Mansur – 2ª edição/2019
“Música, oh! Música
Sublime voz da vida
Mergulho no infinito, na harmonia...
Quanta alegria em te ouvir!”
Quanta alegria para nós, na noite de hoje, contarmos com a presença da Profª Teresinha Tânia José Mansur entre os agraciados com a Medalha de Mérito Educacional Maria Thereza Caldas Vellasco. Ela, que desde os 8 anos de idade elegeu a música como sua companheira de vida e, ao ser apresentada ao piano, fez dele um cúmplice, um instrumento de trabalho e uma forma da música eternizar-se em nossa Santo Antônio de Pádua, através dos frutos de sua Academia Arte - Música. “Nunca vou esquecer o dia em que ganhei um amigo”, ela nos confidencia, referindo-se ao piano.
Mas, engana-se quem pensa que a Profª Teresinha abraçou somente a música em sua jornada. Dona de um vasto currículo na área educacional, possui 2 cursos em nível médio (Curso Normal e Contabilidade), 2 graduações (Pedagogia e Piano), 2 pós-graduações (Didática e Planejamento de Ensino) e um Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Sua melhor recordação, na vida profissional, foi como alfabetizadora no Grupo Escolar Lourença Guimarães, em Aperibé, quando, no início dos anos 70 recebeu um aluno fora da faixa etária, com deficiência física e aparente problema neurológico, considerado mudo pela família e pela escola. Ao defrontar com a situação de inclusão, ela nos relata que iniciou um trabalho pedagógico de incentivo à fala, usando técnica vocal a partir do “grito”. Com este ponto de partida ela descobriu que o aluno conseguiria falar, ler e escrever, desmistificando a condição de mudez. “A lembrança de um olhar e de um sorriso quando ele sentiu que tinha as mesmas possibilidades que os demais, é algo inesquecível para mim”, ela finaliza emocionada. Emocionados ficamos nós, Profª Teresinha, porque sabemos do seu amor e da sua doçura em todos os campos onde atuou e ainda atua. Todos aqueles alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do CERGA, os alunos do Curso Normal no CIEP 469 ou aqueles do Curso Normal Superior da Faetec, tiveram a oportunidade da sua maviosa presença. E, com certeza, os que souberam aproveitar as sementes lançadas, hoje estão reproduzindo nas diversas salas de aula – ou em outras esferas de atuação - , as lições que colheram em sua regência. Os professores que foram orientados pela sua inspeção em nível municipal, estadual e particular, muitos presentes nesta Cerimônia, também sabem da importância de um planejamento bem feito, de uma didática que se utiliza de diversos recursos (como a técnica do grito vivenciada), da avaliação que promove, e do cuidado e respeito com os documentos de registro da vida escolar do aluno.  Muitos aprenderam com a sua didática de vida! E é por esse motivo que hoje, Profª Teresinha, você recebe a Medalha de Mérito Educacional Profª Thereza Caldas. O seu legado no magistério, na APLAC e à frente de sua Escola Arte-Música, fundada em 16 de junho de 1982, funcionando na mesma rua Benjamin Constant em que você nasceu, em uma quinta-feira de outono, 31 de março de 1949, nos dão a certeza que “mais que as escolhas, são as renúncias que determinam a vitória.” Muito obrigada pelo seu legado! Parabéns pela sua vida que nos inspira...
(Alessandra Barros Cretton, para a Cerimônia de Entrega da Medalha de Mérito Educacional Maria Thereza Caldas Vellasco, em 12 de setembro de 2019).



Nenhum comentário:

Postar um comentário