quinta-feira, 6 de agosto de 2015

É preciso ser cuidadoso com o sonho

Meu querido Daniel:

Este é o segundo ano em que estamos longe um do outro no dia do seu aniversário. Você cresceu, ganhou asas e voou... 17 anos! Bem que eu gostaria de comemorar com o bolo, as velinhas e a família... mas ficará para sua próxima vinda em nossa casa. Para mim você sempre será um menino.
Certa vez escrevi que é preciso ser cuidadoso com o sonho. Foi naquele 18 de julho de 2013, quando saímos para conhecer Barbacena e as estradas que nos levariam até lá. Sem GPS, com um mapa impresso em mãos, fomos - eu, você e Janaina - percorrendo os caminhos que passariam por Miracema, Palma, Laranjal, Leopoldina, Cataguases, Dona Euzébia, Astolfo Dutra, Piraúba, Rio Pomba, Mercês, Santa Bárbara do Tugúrio e, finalmente, a Cidade das Rosas. Seguíamos as placas e uma mancha vermelha no chão, lembra? Uma coisa estranha, mas que parecia estar ali para nos guiar ao caminho certo. Naquele dia só havia um sonho, que veio a concretizar-se em janeiro de 2014, quando seu nome apareceu entre os 180 convocados para a EPCAR. Quanto orgulho para nós, paduanos, para as escolas públicas municipais e para nossa família. Nosso medalhista tinha superado a si mesmo mais uma vez!
Por conta desse cuidado com o sonho, você está hoje - 06 de agosto - longe de mim... E eu fico feliz se você tiver feliz... Sei que não é fácil estar tão distante fisicamente, com uma disciplina rígida, a ausência do calor e aconchego familiar. No entanto, existem vivências que você está adquirindo justamente porque está aí, nesse universo tão rico de experiências.
Na terça-feira, fomos ao GEAP. Logo na entrada peguei uma mensagem enroladinha numa pequena tirinha de papel. Eis que Emmanuel nos ofertou a seguinte reflexão: "A família consanguínea, entre os homens, pode ser apreciada como o Centro essencial de nossos reflexos. Reflexos agradáveis ou desagradáveis que o pretérito nos devolve." Você é o reflexo agradável que o passado me devolveu. Uma alegria ser sua mãe! Obrigada por ter me escolhido.
O que mais posso desejar a você? Que continue no bom caminho... com o caráter reto e o coração rico de amor ao semelhante. Hoje à noite, quando deitar-se para dormir, feche os olhos e ouça, em sua mente, a música que eu cantava para você dormir:

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está
Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro do vento
No chuá das ondas do mar
Churuá - churuá - chuá - chuá
Churuá - churuá - chuá - chuá

Feliz Aniversário!
Feliz 17 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário