sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Memorial Ezilani Santos da Rocha (por Marcilio Parreira dos Reis)

 

Memorial Ezilani Santos da Rocha – 3ª edição/2020

Ezilani Santos da Rocha é filha de Ezir Martins da Rocha e Cenira Custódio dos Santos. Moradora do distrito de Monte Alegre, nasceu em 16 de agosto de 1974, na cidade de Santo Antônio de Pádua – RJ. É casada com Elias Ferreira Silva e tem um único filho: Elian Rocha Ferreira.

De sua infância guarda como melhores lembranças  fazer comidinha em um fogãozinho à lenha de verdade e brincar de pique-bandeirinha com seus primos e vizinhos. Também subia bem no alto da mangueira para deliciar-se com as mangas maduras, colhidas diretamente no pé. Depois, corria ao balanço de cordas feitas pelo avô Ernando e ficava muito feliz quando iam de charrete à Monte Alegre, para comprar algo de que precisavam.

Sua primeira escola foi em uma sala que funcionava na casa da própria professora. Entrou aos 7 anos para cursar a 1ª série, embora já sabendo ler, pois sua mãe lhe ensinava em casa. Ao concluir a 3ª série, sua mãe achou melhor matriculá-la na Escola Estadual Temístocles de Almeida, em Monte Alegre. A escola ficava a uma distância de 4 km de sua casa e ela ia a pé todos os dias. Era uma grande escola e havia uma turma para cada série. Quando chegou, foi direcionada para a turma da 3ª série B, destinada aos alunos da zona rural e/ ou alunos repetentes. Terminou o ano com média C, e como sua mãe achou o seu aprendizado regular, assinou um documento para que repetisse o ano letivo, mesmo tendo sido aprovada. Porém, iria fazer a 3ª série A, numa turma mais “forte”, como se falava à época. Nessa escola,  prosseguiu os estudos até a 8ª série, onde se formou no Ensino Fundamental. Atualmente essa escola se chama Colégio Estadual Temístocles de Almeida, sendo destinada apenas aos alunos do Ensino Médio. Em 1989,  matriculou-se no C. M. Dr. Lemant Decnop no Curso de Formação de Professores, onde se formou em 1991.  No ano seguinte, como a escola da zona rural onde morava e, por coincidência, a mesma em que iniciou os estudos, estava precisando de uma professora, conseguiu um contrato pela Prefeitura e começou a trabalhar com as turmas multisseriadas de 3ª e 4ª séries.

No ano de 2001 participou do Curso de capacitação para os professores alfabetizadores, o PROFA. Com essa oportunidade, pode observar na prática o que aprendia na formação continuada e ver como o aprendizado da escrita e da leitura é prazeroso e significativo. Tudo o que estudava, realizava com os alunos da Classe de Alfabetização e, paralelamente, com os demais, pois era turma multisseriada, inclusive, com crianças da Educação Infantil, na época, 3º período, e 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Nesse mesmo ano, foi aprovada no vestibular para o ISE – FAETEC, no Curso Normal Superior ou Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sua conclusão ocorreu em 2005. Em 2008, concluiu sua Pós-Graduação em Psicopedagogia. Ainda no ano de 2003, solicitou uma transferência para o C. M. Dr. Lemant Decnop, por motivo de mudança de residência. Atua na Turma de 1º ano nesta escola até o presente momento.

Com relação às suas práticas pedagógicas realizadas, destacam-se as seguintes:

De 2004 a 2018  desenvolveu inúmeros projetos, pois era notório o sucesso na aprendizagem de todos os alunos. Podemos destacar: “Pensar, Arte de Viver”,  “Semeando Virtudes”,  “Fazendo a minha parte”,  “No cirandar dos tempos”, “Geometria: nesse trem eu vou”! “O luxo do lixo” , “No mundo do Sítio”, “Embarque nesse Carrossel”, “No reino do 1º ano”, “Superamigos”, “Todos juntos somos fortes”, Grammy Lemant”, “1º ano de grandes ideias”.

 O teatro sempre fez parte de sua sala de aula e a peça que mais trouxe encantamento a todos foi “Os saltimbancos”, em que  o trabalho em equipe e o respeito às diferenças foram evidenciados.

Em 2018, lançou o seu primeiro livro infantil - “De repente Geometria  - Vol. I” -  ideia surgida no passado pela necessidade de material lúdico e significativo para se trabalhar no projeto desenvolvido em 2010.

Em 2019,  participou da Bienal Internacional do livro no Rio de Janeiro.

Em outubro de 2020  escreveu o artigo “O ensino lúdico da matemática” a convite da Revista Veredas Educacionais (Grupo Prospecta Estratégia Educacional), de Vitória - ES.

Em novembro do mesmo ano foi convidada para gravar uma conversa sobre o seu trabalho, na qual acabou sendo uma das “Palestrantes no TEC ENCONTRO 2020 (Virtual) da UFF - Pádua” com o tema “Experiências didáticas no 1º ano do Ensino Fundamental  - 20 recursos utilizados”.

Como segue atuante em sala de aula com os pequenos do 1° ano, muitos projetos e ações educacionais de evidência ainda ocorrerão em sua docência. E, temos a certeza que a rede municipal de Santo Antônio de Pádua, principalmente a destacada comunidade de Monte Alegre muito tem a ser beneficiada pelo seu trabalho, envolvido de amor, desafio, superação, vontade ativa. Obrigada, Ezilani, por inspirar outros professores na arte da alfabetização, na transposição dos obstáculos para a publicação e divulgação de livros paradidáticos, que muito contribuem na prática do professor. O Conselho Municipal de Educação confere-lhe a Medalha de Mérito Educacional Maria Thereza Caldas Vellasco como honra ao caminho trilhado e como penhora do muito que ainda vai realizar na educação municipal. Que esta Medalha lhe sirva de incentivo para a publicação de novos livros, mais artigos, palestras, que ficarão como legado à educação paduana. Parabéns!






 

(Adaptação de Marcilio Parreira dos Reis, a partir de Memorial e questionário fornecido pela própria homenageada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário