quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de Dezembro

Imagem do Google
  • Encerramento das reuniões de Orientadores Pedagógicos 2015 com um delicioso almoço feito pela Anísia: arroz com lentilhas e salada. 
  • Seminário Final PNAIC Itaperuna.
  • Formatura PNAIC 2015. Missão cumprida!
  • Bolsa PNAIC.
  • Insanidade poética (tão insana que cheguei a fazer uma poesia mesmo).
  • Formatura 9º ano Renan: Baile de Máscaras.
  • Novena.
  • Fiz luzes.
  • Bons filmes: Philomena, A teoria de tudo, Os olhos amarelos...
  • Daniel em casa de férias, livre das provas finais e com ótima classificação.
  • Mamãe transformou lindamente o vestido Intuição e fez uma calça off white para a formatura do Renan. Também fez uma camisa de laise para Janaina. Tudo muito lindo!
  • Natal!
  • 19 anos da Marina.
  • Nosso guarda-roupa chegou e foi montado na casa nova.
  • NOSSAS CASAS! 
  • Ano Novo, vida nova, casa nova!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Gato de Fora

Eu não sei precisar bem qual foi a primeira vez que vi o gato “de fora”. Deve ter sido numa dessas manhãs preguiçosas, esquentando-se ao Sol, no quintal de Margarida.
Margarida é a vizinha da direita do Château 54, uma enfermeira aposentada, muito caridosa e simpática. Seu marido é músico na principal Banda da cidade e, aos sábados de manhã, toca Sax. Sua condição de profissional da arte promove aos nossos ouvidos deliciosa sensação. A família possui um cão, Alf, que tem sequelas de uma cinomose.
O gato e o cão estavam sempre juntos, o que me fez pensar que ele também pertencia ao casal. Com o tempo, no entanto, percebi que ele buscava em Alf uma companhia, e talvez uma sobra de sua comida. Observei-o melhor e pude ver que estava magro. Algumas vezes pulava o muro e vinha para o nosso quintal com o propósito de caçar rolinhas. E, por três vezes eu fui testemunha de que foi bem sucedido.
Muito arisco, nunca tentou uma aproximação nem nos deixou fazer qualquer contato. Até que chegou Lady Billie Holiday.
Lady Billie Holiday - para mim, Billie e para Beatriz, Billiezinha - é uma gatinha encontrada num bar, do tipo “pé-sujo”, e que resolvi levar para o Château 54 por acreditar que toda casa tem que ter mais de um ser vivente. Como Beatriz tem residência fixa no Château e eu sou apenas um cometa, tinha que ter ali outro ser vivo que pudesse se locomover. Um gato seria o tipo ideal, pelas características próprias do animal a combinar com a personalidade de sua futura dona.
A partir da chegada de Lady Billie, tudo mudou para todos. No início, Beatriz criou uma resistência ao presente, mas foi conquistada pelas atitudes da bichana. Em dois dias, a gatinha já demonstrava autonomia no uso da caixinha de areia. Pronto! Foi o suficiente para baixar a guarda de sua ama.
Com o coração amolecido, Beatriz voltou seu olhar para o gato “de fora” e tratou de colocar um potinho na varanda com ração e outro com água. Instigado pelo faro, ele foi se aproximando devagarinho. A princípio durante a noite; com o tempo – e percebendo a comida sempre disponível – passou a vir pelas manhãs. De longe, anunciava sua chegada com fortes miados. Pulava da mangueira no muro e vinha, douradamente, percorrendo todo o perímetro até, finalmente, pular na varanda. Seu faro também percebeu a presença de “um igual”,  a nova moradora do Château. E, depois de fartar-se da ração, resolvia espreguiçar-se ali mesmo... Desse jeito, foi chegando, achegando-se, trocando contatos com Billiezinha e permitindo-se um toque com Beatriz. Foi ficando...
Ao confirmarmos que ele não pertencia à Margarida, pedimos na padaria mais próxima informações de sua paragem. A resposta foi duvidosa. O fato é que, a essa altura, ele já tinha se tornado Gato de Fora. E estabelecido suas rotinas. Ganhou uma caminha na varanda para os dias mais frios... Também lhe foi permitido entrar com Billie e usufruir um tempo para brincadeiras nos tapetes da cozinha e da salle de chanson. Certa vez, atreveu-se e pulou na cama; e foi repreendido imediatamente. Não repetiu a astúcia.
Gato de Fora tem sua independência. Vem em busca de seu alimento – mas de carinho também. Quando demoramos muito a manifestar-nos e responder que sua presença foi notada, trata de subir na janela e agarrar-se à tela de proteção, intensificando os miados. Fica o quanto quer e vai embora quando quer. Em alguns dias fica por longo tempo. Às vezes some e quando volta, apresenta um olho vermelho, um arranhão no rosto, um tufo de pelo arrancado. Peripécias em suas conquistas, talvez. Cuidamos de colocar uma água boricada, um spray antisséptico, e sua vida volta ao normal.
Tudo estaria perfeito se não fosse a iminência de uma mudança. Com essas voltas que a vida dá, surgiu a possibilidade de comprarmos um solar, agora sim, nosso recanto.
Como Lady Billie é uma gatinha “enclausurada” (Beatriz não gosta que eu use esse termo) e castrada, a preocupação será apenas com a adaptação ao novo ambiente, que será bem mais amplo internamente e com uma boa área de sol. Mas o que fazer com Gato de Fora? Levá-lo ou não nessa nova jornada? Ele é livre, sopra onde quer... Mas já se acostumou à garantia da ração fresquinha, à provisão da água. E aos carinhos que recebe de todos nós.
No solar poderá ser o Gato de Fora, mas num ambiente desconhecido para ele. Seria justo? Reza a lenda que gatos se apegam mais ao local que ao seu dono. Gato de Fora não tem dono. Temos a opção de castrá-lo, o que, teoricamente, o faria mais caseiro e adaptado. Mas isso o faria feliz? Ganhar uma família, a companhia constante de Lady Billie, sua dieta garantida seria o bastante? 
Não temos certeza se o Château 54 será habitado brevemente, muito menos se os novos moradores irão cuidar de manter sua rotina. Dói imaginar Gato de Fora miando, miando no vazio da varanda, na porta que não se abrirá, procurando os potinhos que não estarão mais nos degraus. Um dilema. O que fazer com Gato de Fora? Como decidir?

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

19 anos de Marina...

"Sabe por que ainda insistimos em comer um bolo no dia de nosso aniversário? 
Rotina que lembra a infância, as festinhas que mamãe fazia..." (Gilsemeire Campos - Psicóloga)
************************************************************************





Nem o sol
Nem o mar
Nem o brilho das estrelas
Tudo isso não tem valor
Sem ter você...







Sem você
Nem o som
Da mais linda
Melodia
Nem os versos
Dessa canção
Irão valer...








Nem o perfume
De todas as rosas
É igual
À doce presença
Do seu amor...








O amor estava aqui 
Mas eu nunca saberia
Até que um dia se revelou
Quando te vi...

(Beto Guedes)

sábado, 26 de dezembro de 2015

Eu, a Escritora e o Tempo

Em 2000, com o livro "A fórmula mágica do riso", Saionara Salomão participou do PCN em Ação, no Teatro Municipal de Pádua. A história foi usada como leitura compartilhada durante a formação continuada e a Secretaria Municipal de Educação adquiriu exemplares para todas as escolas da rede municipal.


Em 2001 esteve na Creche Djanira Quintal de Oliveira realizando uma Oficina de Contação de Histórias para as professoras.

Em 2015, no Teatro Municipal para lançamento de seu livro "O ouro do Capitão". Agora, Sayonara Salvioli.

Amores: D. Lenize, minha primeira Secretária de Educação
(inspiração); minha diretora no Barão de Teffé.
D. Vera Kezen, minha Secretária de Educação por 12 anos...
Janaina Simen, companheira de jornada.

O tempo é um senhor muito caprichoso e guarda em suas dobras as voltas que a vida dá: nossos sonhos, as mudanças e o que construímos. Nada lhe escapa. Tudo se faz cíclico.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Santa Madre Teresa de Calcutá

Vaticano confirma canonização de Madre Teresa de Calcutá

Papa reconheceu cura de homem que sofria de tumores cerebrais. Segundo jornal católico, ele era brasileiro e milagre aconteceu em 2008.

Vaticano confirmou nesta sexta-feira (18) que irá canonizar Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia será realizada em setembro de 2016, segundo a Igreja Católica. 
"O Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a proclamar o decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da beata madre Teresa", afirma o Vaticano em um comunicado. 
Madre Teresa, que morreu em 1997 aos 87 anos e era conhecida como "santa das sarjetas", foi beatificada pelo papa João Paulo II, em 2003. 
Fonte: Globo.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Uma grata surpresa!

Ainda em 16 de dezembro...
De Eleonora Cretton
E ela nem sabe que é a segunda vez que me "salva"!
Mas vai saber...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Uma etapa que se cumpre: 9º ano Renan Cretton

De 16 de dezembro...
"Olha já desponta o novo sol
O mundo já desperta a sorrir
É hora, irmão!
Pegue essa estrada
Comece a caminhada
Com os que já se vão...
O futuro é agora
Vá em frente sem demora
A esperança é VOCÊ...
Somos nós a construir
Modificar, reconstruir
Edificar, a reflorir
Frutificar..."
(Autoria Desconhecida)










quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

As Casas

Trecho de As Casas - Rubem Braga

Meus amigos estão ancorando. Alguns só no começo da velhice conseguem realizar esse antigo sonho. Um desses me disse, com melancolia, que fazendo sua casa tinha às vezes a estranha impressão de que estava fazendo seu túmulo. "Estou fazendo uma casa para viver nela, mas principalmente a casa onde vou morrer; você pensa bem, uma casa é uma coisa agarrada no chão, uma coisa que se afunda no chão. É o chão, o sossego que estou procurando." 

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nono Dia

"Estando trancadas as portas, Jesus pôs-Se no meio deles e disse:
'A Paz esteja convosco!' Depois disse a Tomé: 'Introduz aqui o seu dedo, e vê as Minhas Mãos...
Respondeu-Lhe Tomé: 'Meu Senhor e meu Deus'" (Jo 20, 26b-28).
Jesus, nas Tuas Mãos ressuscitadas e estendidas em minha direção, deposito a minha vida, e concedo a Ti, e ao meu Senhor - meu Deus, plena liberdade de dispores de mim segundo a Tua Santa Vontade.
Dá-me, apenas, a graça da fidelidade total até o último instante de minha vida e serei eternamente grato a Ti. 
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico a graça de ser fiel a Ti até o fim".
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Oitavo Dia

"Junto à Cruz de Jesus estava de pé Sua Mãe... Quando Jesus a viu e junto dela o discípulo que amava, disse à Sua Mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'.
Depois disse ao discípulo: 'Eis aí a tua Mãe'. E desta hora em diante o discípulo a levou para a sua casa". ( Jo 19, 25a.26-27).
Jesus, Tua Mãe, que foi a primeira a ver, segurar e beijar Tuas Mãozinhas em Belém, foi também a primeira a ver, segurar e beijar Tuas Mãos adoradas, atravessadas e ensanguentadas, quando Te depositaram, sem vida, em seu colo.
Aceitar Maria e chamá-la de minha Mãe é desejar que ela esteja comigo, conduzindo-me pela mão, agora e na hora da minha morte, como sempre esteve Contigo.
"Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico a presença maternal de Maria junto a mim".
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

domingo, 13 de dezembro de 2015

Sétimo Dia

"Chegados ao lugar chamado Calvário, ali O crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda...
Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do Templo rasgou-se ao meio.
Jesus deu, então, um grande brado e disse: 'Pai, nas Tuas Mãos, entrego o Meu espírito'" (Lc 23, 44-46).
Jesus, hoje entendi porque abraçaste com tanto amor a Tua Cruz.
É que através dela provavas Teu amor por mim e conquistavas, ao preço de Teu Sangue, a minha salvação.
Com a ajuda de Tuas Mãos, a partir de agora, quero abraçar também com amor a minha cruz, pois entendi que só através dela poderei ser eternamente feliz Contigo.
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico a graça de suportar minha cruz a cada dia".
***********************************************************************
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sexto Dia

"Durante a refeição, Jesus tomou em Suas Mãos O Pão, abençoou-O, partiu-O e O deu aos Seus discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é o Meu Corpo'.
Tomou depois o cálice, rendeu graças e O deu, dizendo: 'Bebei d'Ele todos, porque isto é o Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por todos, em remissão dos pecados..." (Mt 26, 50b-52).
Jesus, meu coração transborda de gratidão porque, mesmo sabendo que eu jamais teria merecimento para receber tal graça, Tu Te fazes alimento no altar, oferecendo-Te a mim pelas mãos dos sacerdotes e ministros, extensão de Tuas Mãos generosas.
Dá-me a graça de sempre buscá-Lo com ardor, para que eu não desfaleça no meio da jornada rumo ao Teu encontro.
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico que jamais me falte o Pão da Vida".
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Quinto Dia

"Ao sair de Jericó, uma grande multidão O seguiu. Dois cegos, sentados à beira do caminho, ouvindo dizer que Jesus passava, começaram a gritar:
'Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós!'. A multidão, porém, os repreendia, para que se calassem.
Mas, eles gritavam ainda mais forte: 'Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós!'.
Jesus parou, chamou-os e perguntou-lhes: 'Que queres que Eu vos faça?'.
'Senhor, que nossos olhos se abram!'. Jesus, cheio de compaixão, tocou-Lhes os olhos com as Mãos.
Instantaneamente recobraram a vista e puseram-se a segui-Lo" (Mt 20, 29-34).
Coloco-me hoje também em Teu Caminho para suplicar: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!".
Senhor, volve para mim o Teu olhar e vê como o meu corpo, a minha mente e a minha alma necessitam urgentemente de cura.
Impõe sobre mim Tuas Mãos Milagrosas e realiza esta cura profunda e total que tanto espero para poder servi-Lo muito mais e melhor. 
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico minha cura profunda e total".
#####################################################
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

Carregando sonhos por aí...


Luz da Lua

A estrada de chão
A luz da lua
A vela acesa todas as noites...
Cada manhã
E cada gota de orvalho
Foram testemunhas
Dos sonhos tantos
Que não cabiam em si.

Páginas lidas
Folhas e folhas escritas
Estudo
Oração
Um coração valoroso
E uma esperança ativa
Tramaram o caminho
Que me trouxe até aqui.

Não fiz tanto quanto gostaria
Não fui a tantos lugares lindos
Não consegui ser Mestra 
ou Doutora (ainda!)
Fui mãe. Três vezes mãe.
E fui ousada no amor
Ainda trago comigo uma obstinação
Que não se cansa de sonhar.

A cada dever que cumpro
É o dia que se cumpre
E nele cabe o amor ao trabalho
A segurança da fé
O conforto aos meus
A angústia pelas dores do mundo
E insanidades poéticas
Que trato logo de realizar.

A maior delas está a caminho.

Quarto Dia

"Apresentaram-lhe, então, crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam.
Vendo-os, Jesus indignou-Se e disse-Lhes: 'Deixai vir a Mim os pequeninos e não os impeçais; porque o Reino de Deus é daqueles que se assemelham a eles.
Em verdade vos digo, todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará'.
Em seguida, Ele abraçou e abençoou as crianças, impondo-lhes Suas Mãos" (Mc 10, 13-16).
Jesus, volta o Teu olhar para a minha infância, quando só havia pureza em mim. Dá-me de novo aquele coração puro.
Contigo, sei que isso é possível! Com Tuas Mãos puríssimas, purifica o meu interior e devolve-me a alegria de fazer deste pobre coração a Tua morada. 
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico que purifiques o meu coração".
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.

Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Terceiro Dia

"Os escribas e os fariseus trouxeram-Lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.
Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: 'Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.
Moisés mandou-nos na Lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes Tu a isso?' Jesus, porém, Se inclinou para frente e com a Mão escrevia na terra.
Como eles insistissem, ergueu-Se e disse: 'Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra'...
Eles foram se retirando um a um, até o último... Jesus ficou sozinho, com a mulher diante d'Ele... Perguntou-lhe: 'Ninguém te condenou?'.
Respondeu ela: 'Ninguém, Senhor'. Disse-lhe, então, Jesus: 'Nem Eu te condeno.
Vai e não tornes a pecar" (Jo 8, 3-5.6b-9.10-11).
Jesus, como a pecadora deste Evangelho, preciso muitíssimo do Teu perdão.
Com Tuas Mãos benditas, toca agora e transforma meu coração - tão duro quanto as pedras das mãos dos fariseus - num coração de carne, que saiba perdoar porque foi perdoado por Ti. 
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico o Teu perdão e a graça de aprender a perdoar".
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.

Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ainda em 08 de dezembro - encerramento PNAIC

"Eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho...
Como sou feliz, eu quero ver feliz
Quem andar comigo...
Vem!


"Você verá que é mesmo assim
Que a história não tem fim
Continua sempre que você responde 'sim'
À sua imaginação
À arte de sorrir cada vez que o mundo diz 'não'."
(Guilherme Arantes)
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Iniciando as comemorações... fechando 2015.

Não queria fazer publicações em meio à novena, mas o dia de hoje foi especial. Encerramos o ciclo 2015 de reuniões com os Orientadores Pedagógicos, que aconteceram "religiosamente" em todas as primeiras terças-feiras de cada mês. 
Nossa rede sempre tão comprometida! 
Nossas Orientadoras que fazem tudo e um pouco mais para garantir a qualidade da educação pública municipal. Obrigada a todos os envolvidos, direta ou indiretamente. 
Fico preocupada em citar nomes e cometer injustiça, mas quero deixar registrados nesse momento histórico:
* Iogláucia Silva Gomes Pinheiro (C.M. Dr. Lemant Decnop),
* Margareth Miranda Siqueira (Creche Arco-Íris),
* Daniele Soares da Silva Oliveira (Creche Djanira Quintal de Oliveira),
* Marcela Pereira Moraes (Creche Vovô Mariano),
* Jacilma Duarte Azevedo de Sousa (Creche Vovô Nilo),
* Delza Maria Fuly Montes (E.M. Alcino Cosendey),
* Michelle Fialho Marcolongo (E.M. Alice do Amaral Peixoto),
* Elianay Macedo de Moraes Eccard (E.M. Anacleto Eccard Jr.),
* Tatiana Macedo de Souza Bastos (E.M. Antônio Teixeira Jardim - presente em todas as reuniões),
* Maria de Fátima dos Santos (E.M. Caribé da Rocha),
* Cinthia Aparecida Lima Nogueira Cremonez ( E.M. Dep. Armindo Marcilio Doutel de Andrade),
* Joselma Rizzo Soares Marques (E.M. Dep. Salim Simão),
* Raquel Aparecida de Brito Meneses Alves (E.M. Escola Viva),
* Fábia Cristina Félix da Silva e Silva (Jardim de Infância Gambetta Perissé),
* Danielle da Conceição Campanário (E.M. João Jazbik),
* Juliana Rosa Paulo (E.M. João Maurício Brum),
* Adriana Conceição Fagundes (E.M. João Neves Brum),
* Dasianny Camacho Brum Oliveira (E.M. Joaquim Fernandes Camacho),
* Ivalda Paula Bom Dângelo Rocha (E.M. José Pinto de Souza),
* Carolina Faria Souto (E.M. Judith Machado de Bustamante),
* Evanilza Camacho Gesualdi (E.M. Lélia Leite de Faria - presente em todas as reuniões),
* Zila Cristiane Berçot dos Santos (E.M. Maria Inêz Ribeiro da Silva Santiago),
* Maria Aparecida Reis Azevedo (E.M. Profº Maria Perlingeiro Lavaquial - presente em todas as reuniões),
* Cirlene Aparecida Robert (E.M. Manoel Miguel Souto),
* Natália Pereira Carvalho (E.M. Pedro Baptista de Souza),
* Josiane Gabry Borges (E.M. José Lavaquial Biosca - presente em todas as reuniões),
* Mara Suely Vaz Barros (E.M. Profª Sarah Faria Bráz),
* Maria Rita Costa Corrêa (E.M. Teófilo de Mello),
Rosângela Maria da Silva Santiago, Maria Clara Quintal Dias, Rosimeri Reder de Souza, Claudia Valéria Neves, Perciliana Maria Teixeira, Regina Helena Batista de Oliveira Silvestre, Franciane Alves Brum, Alessandra Barros Cretton, Marcilio Parreira dos Reis, Valéria Monteiro Côrtes Muniz, Cássia Maria Silveira, Raquel Silva David Santiago, Ádma Silva Oliveira Souza, Waldyr Barcellos Junior, Martinele Leal Rodrigues, Ivana Moreno de Oliveira Franco, Leandro Souza Cunha, Rosimeri Franklin Dias, Pedro Mauro Malhano, Tânia (teatro) e sua equipe incansável, Anísia (e seu almoço delicioso), Geciane, Tetê, Andrea, Géssica, Claudinha, Wellington, Francine, os motoristas da Smec, os "meninos" da informática, Denisy Schimith (nossa subsecretária) e Maria Cristina Souza Machado (nossa Secretária de Educação, sempre confiando no trabalho da equipe pedagógica). 
Obrigada! 
Parabéns!
E um 2016 com alegria e entusiasmo, 
tão característicos da educação paduana!

Segundo Dia

"Sabendo Jesus que o Pai tudo Lhe dera nas Mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, depôs as Suas vestes, e, pegando uma toalha, cingiu-Se com ela.
Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés de Seus discípulos e a enxugá-los... 'Sabeis o que vos fiz?' ...
Se Eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-Vos o exemplo para que, como Eu vos fiz, assim façais também vós" (Jo 13, 3-5.12c.14-15).
Jesus, Tu sabes que pouco me disponho a servir, mas muito desejo que me sirvam.
Não quero mais ser assim! Com Tuas Mãos humildes, arranca todo o orgulho que ainda me impede de 'lavar os pés dos outros', especialmente daqueles mais próximos de mim. 
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico a humildade e o dom de servir".
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
"Cura-me, Senhor Jesus.
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 

Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Primeiro dia

"Tranquilizai-vos, não tenhais medo, sou Eu!... E disse a Pedro: 'Vem'. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus.
Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começou a afundar. Gritou: 'Senhor, salva-me'.
No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a Mão, segurou-o e disse: 'Homem de pouca Fé, por que duvidaste?' ... O vento cessou.
Então, os que estavam na barca prostraram-se diante d'Ele e disseram: 'Tu és verdadeiramente o Filho de Deus'" (Mt 14, 27b. 29-32).
Jesus, fortes ondas de desespero têm investido contra mim. Aumenta a minha fé, porque estou com medo de afundar neste mar de angústia e dor.
Como fizeste a Pedro, suplico que me estendas Tua Mão poderosa e, com Autoridade de Filho de Deus, ordenes ao mal que se afaste de mim agora e para sempre. 
Jesus, pelo poder do Teu Sangue Redentor, suplico que aumentes a minha Fé".

***********************************************************************
"Cura-me, Senhor Jesus. 
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas sobre mim neste momento.
Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando a minha cruz.
Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz reergam-me e curem-me agora.
Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos. Nós precisamos de cura física e espiritual através do toque consolador de Tuas Mãos infinitamente poderosas.
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és filho de Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. 
Com fé e total confiança posso dizer: Mãos de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vêm tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!"

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Fragmentos

Existem sentimentos que não podem ser traduzidos em palavras...
Existem vivências que não temos palavras para traduzir...

************************************************************************
Nossa mente é limitada; nosso corpo é limitante.

************************************************************************
Não gostava de passar roupa. Aprendi a gostar. Descobri que na vida aprendemos a gostar e a desgostar também.

************************************************************************
E o meu cérebro tentando dizer ao coração que tudo está certo como está. E ele (o coração) que trate de ficar feliz, que arrume um jeito de ficar feliz. Como se tivéssemos um botão liga-desliga...

************************************************************************
Eu gosto da noite inteira para dormir. Porque eu preciso da noite inteira para sonhar sonhos dormidos.

************************************************************************
Leio, ouço, rogo. Silencio. Porque sei que no silêncio que a resposta se faz ouvir.

************************************************************************
Memórias Cotidianas - 28/09/2015 - 05/10/2015