terça-feira, 30 de novembro de 2021

A pandemia do coronavírus no Brasil

 6.894  vidas se despediram em novembro.


Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de novembro

  •  Yasmim doou a castração da gatinha adotada pela Jane e da cadela adotada pelo Lenilson, ambos nossos vizinhos. Eterna gratidão!
  • Chuvas de novembro.
  • Ricardo e Camila vieram para o feriado de 15 de novembro. Que alegria! Chegaram no sábado à tardinha e ficaram até na segunda-feira. Nossas aventuras valeram um post no blog.
  • Aniversários dos sobrinhos: JP dia 06 e  Guilherme Antônio dia 14. O tradicional almoço aconteceu...
  • Enfim, o Santuário de Natividade. Ah, o Santuário... 
  • Passeio de barco nas águas do Rio Paraíba. 
  • A vida boa que segue, dentro do limite que é viver na Terra.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O tempo é um rio...

Registrar e guardar.
Depois de dias procurando esse documento (que me foi entregue pelas mãos do Denilson Parreira dos Reis, ao término do discurso de inauguração do novo prédio da Escola Municipal Viva), eis a intraduzível alegria em encontrá-lo e poder usar como referência do Memorial para a Medalha de Mérito Educacional Profª Thereza Caldas, entregue pelo Conselho Municipal de Educação, no qual faço parte como secretária executiva. 








quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Feriadão Frenético

O feriado de 15 de novembro foi segunda-feira. Então, tivemos um fim de semana prolongado. E o Universo tratou de conspirar para que muitas coisas boas acontecessem. 

Desde outubro eu estava idealizando uma ida ao Santuário de Natividade; cheguei a mencionar com a Janaina que iria pedir de presente de aniversário à Celeste. No entanto, com a alta do combustível a gente fica protelando... e o tempo passa... Até que na semana passada o Ricardo mandou mensagem perguntando se poderiam vir pra cá, pois teria que fazer prova do ENADE no domingo, dia 14. E onde seria a prova? Isso mesmo! No polo CEDERJ, de Natividade. Uma conspiração do Universo para reunir os amigos queridos e fazermos o passeio.

Mas vamos voltar um pouquinho, pois o feriadão frenético começou no sábado, com o tradicional churrasco de aniversário dos meus sobrinhos (interrompido apenas em 2020 por conta da pandemia). Como JP aniversaria dia 06 de novembro e Guilherme Antônio dia 14, minha irmã sempre aproveita do feriado da Proclamação da República para satisfazer a alegria dos avós João e Nilzete, e encher a casa de amigos, risos e música; com comida farta e boa. 

Ainda no final de sábado, Ricardo e Camila chegaram de viagem e a mesa do Solar ficou cheia de sabores e conversa. 
No domingo fomos ao Santuário! Que emoção! Roguei tanto a Deus, Jesus e Nossa Senhora pela nossa causa na Educação. As energias favoráveis do local fizeram meu coração transbordar de alegria e fé.
Um almoço no restaurante rural "Reserva" e, à tarde, enquanto Ricardo fazia a prova, fomos tomar um café no empório Estação, onde a Janaina encontrou um azeite "das montanhas de Yerevan, na Armênia" (Caco Antibes que o diga!) Rsrsrsrsrsrsrs.
Enfim, no dia 15, (aí sim, feriado), fomos ao Pega Leve Restaurante, em Itaocara e aproveitamos para um passeio de barco nas águas do Rio Paraíba. Na verdade, foi o contrário. Saímos com a intenção do passeio de barco e ficamos para o almoço. Dessa vez, delicioso!
Os amigos queridos voltaram para Três Rios... E para nós, acabou o dia? Claro que não! já estava combinado um café para comemorar o niver da amiga Joelma. Estávamos devendo a visita à casa nova desde antes da pandemia. Então, lá fomos nós fechar o dia e o feriadão frenético com boas risadas e ótima energia. Amo essa amiga querida!
Configurações de passeio atualizadas com sucesso. Ufa!

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Grão de areia

Considero certa ousadia pintar as unhas dos pés de preto. E é chique também. Mas para quem espera 15 dias para refazer a pedicure, tem que ter coragem e cuidado; corre-se o risco de enjoar... 

Como era meu aniversário, pedi à Mislene que usasse o preto, com o capricho de sempre. Mas, durante a viagem ao Rio, fui matar a imensa saudade da praia, nas areias do Flamengo e, mais tarde, ao calçar o tênis, um grão de areia promoveu um quebradinho no esmalte, que incomoda o olhar cartesiano. Tirar tudo ou deixar a marca até o retorno à pedicure, na quinzena dos pés?

Como o grão de areia envolve tantas outras coisas lindas subentendidas: passeio com os 3 filhos, o mar, conhecer a Praça dos Gatos (no Aterro do Flamengo), Maracanã, Fla x Flu, Fluminense campeão, conhecer o apê onde "Grace" Marina mora... decidimos conviver com o quebradinho no esmalte pelos próximos dias... Se pautamos a vida em sentido e significado, isso vale até registro nas Dobras do Tempo. Ressignificando o olhar, sempre que olho para ele, vejo a marca de felizes vivências.