sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de janeiro

Como ser feliz depois de acompanhar o incêndio na Austrália, que devastou grande parte daquele país e ceifou tantas vidas? 
Como ser feliz depois de acompanhar as enchentes no Espírito Santo, em Minas Gerais e no noroeste do Rio de Janeiro, tão pertinho de nós?
Como ser feliz quando ouvimos nos noticiários que um novo vírus (coronavírus) preocupa as autoridades mundiais e se apresenta como um desafio iminente à manutenção da vida e ao controle do homem sobre as coisas desconhecidas?
Como ser feliz quando, em nossa bolha particular, temos um pai adoentado - mais da cabeça que do corpo - porque chegou no inverno na vida e, de repente, percebeu que seu celeiro, material e espiritual, está tão desprovido?
Como ser feliz quando, em nossa bolha particular, convivemos com a fragilidade, a incompreensão, a intolerância e a arrogância a espezinharem os sonhos mais felizes?
Como ser feliz assistindo aos desmandos de nossos governantes que não respeitam as leis e os homens que estão sob sua proteção e liderança?
Já dizia o poeta que o mundo é um moinho...
O deus Jano parece sempre se incumbir de nos colocar de volta à realidade crua da vida, depois de termos nos refugiado nas benéficas energias natalinas.
Como tenho, por hábito, fazer os registros de memória, basta uma pesquisa em janeiros anteriores...
No entanto, veja que contrassenso! Quando pensamos estar à beira de um abismo é justamente quando ressurge o broto, a força, o sentimento de irmandade, humanidade... E, por conta do broto, ressurgem as esperanças e consolações, diletas companheiras da gratidão!
Por sua vez, a gratidão nos dá a bandeira branca para registrarmos nossa pequena lista de vivências que são motivos para agradecer e ser feliz!
  • Formatura da Marina em Jornalismo/Comunicação Social na Universidade Federal de Viçosa, UFV - MG. Colação de Grau, Baile de Gala, a paz da viagem... Tudo tão lindo! Tudo tão bom...
  • Revelamos fotos para o álbum.
  • 76 anos da minha mãezinha nesta vida! Fomos almoçar com ela. 
  • Daniel começou o estágio na DOW. Foi desbravar, corajosamente, São Paulo.
  • Marina e Daniel conseguiram vender tudo no apartamento de Viçosa. O último item foi o guarda-roupa, ontem... Repasse de contrato, pintura, venda de mobília... Juntos, encerrando dignamente um ciclo e começando a vida adulta (vou fazer um post especial sobre isso).
  • A missa organizada pela Maria Eduarda no sítio da vovó. Fui levar a mamãe para fazê-la feliz!
  • Leituras e releituras: Anne de Green Gables e Há dois mil anos.
  • Almoço e passeio de domingo com Janaina e Celeste. 
  • Solar completou 4 anos!
  • Janaina fez duas luminárias lindas de madeira maciça.
  • Visitas e cafés com amigos queridos: Ricardo e Camila, Zilzete, Lucinha e Celeste... O melhor lugar com amigos ainda é ao redor de uma mesa.
  • Janaina comprou uma nova TV e um aparelhinho para transformar a Samsung em smart. De brinde, 30 dias de My Family Cinema. Assistimos quase todos os filmes que estão concorrendo ao Oscar, outros filmes bons, séries... 
  • Reorganizações importantes. Prioridades. Cumprimentos de exigência junto ao INSS. Documentos. Gerente virtual atencioso. Marcela. Vanderléa. Burocracias cumpridas.



sábado, 18 de janeiro de 2020

#marinajornalista Parte 2: Baile de Gala

Porque a gente precisa da magia... Então, vamos bailar!













#marinajornalista Parte 2: Baile de Gala (bastidores)

Parafraseando Emmanuel, o tempo só respeita as edificações que ajudou a construir... No dia 10 de agosto de 2019 eu fazia registros no blog sob o título "Save the date", para guardar nas dobras do tempo o lembrete da formatura e algumas fotos da Marina. Até o dia de hoje, quanta coisa construímos! Marina envidou esforços para a conclusão do seu livro reportagem. De minha parte, tratei de escrever 60 cartas de amor ao universo, em forma de oração, intercessão... Acompanhada de minha mãezinha, em suas novenas e orações. A princípio pensei em pautar a disciplina com uma vela acesa, simbolizando a luz a iluminar as reflexões e escritas. Mas, devota de Madre Tereza, fui imediatamente repreendida, sob a alegação que deveria converter as 60 velas em pães para os pobres. No dia 20 de novembro, a "bichinha" defendeu lindamente, dignamente seu trabalho e nós estávamos a testemunhar, registrar, agradecer... Ontem... a colação de grau! Hoje, bem cedo fomos caminhar na reta e aproveitamos para fazermos os registros dos bastidores. Um verdadeira indústria de festa.



 



sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

#marinajornalista Parte I: Colação de Grau

Tanta coisa eu teria a escrever sobre as emoções desse dia 17 de janeiro! Desde que saímos da pequenina Miracema para chegarmos ao "continente"... (como gosto de dizer quando saímos em viagem). A mudança de rota, passando por Miraí e Guiricema, já que a estrada de Ervália foi interditada depois que um trecho desabou com as fortes chuvas... Chuva na estrada... Paisagem linda... A chegada em Viçosa e uma vaga abençoada bem em frente ao prédio, para estacionar o possante... O abraço apertado da filha... O almoço no mesmo restaurante de sempre: aquele que a gente pega "de um tudo" e só paga 8 reais. "Oito reais?" Isso, oito reais. "Você quer dizer oito reais"? Simmm, oito reais kkkkkkk (uma alusão ao famoso 3 reais!)... Uma parada no salão de cabeleireiro para fazer uma escova... Descanso... Café da tarde... E o movimento de maquiagem e roupa... E a reação da filha quando viu a surpresa que fiz ao vestir uma blusa com o nosso amado Fred estampado na frente, totalmente customizada pela Ioni. "Aha, mãe, eu adorei! Amei! Você será a dona da colação". Não sei bem o que ela quis dizer com isso, mas foi positivo e eu prefiro dizer que é sentido e significado, lembra? (fazer da vida poesia é atribuir sentido e significado às coisas. Sentido é propósito e significado é valor). Fred Mercury nos une. Não tem como esquecer ela sendo arrastada para dar uma entrevista (e nós registramos, claro!), a presença da doce Karina representando nosso Dani, que começou dia 13 seu estágio em SP. A emoção da música, o ritmo intenso de entrada dos alunos...Por fim, a caminhada na reta de volta para casa... Registros lindos... Pizza para comemorar... Chuva fina no calçadão... E a sensação boa de dever cumprido! Gratidão, Senhor!









quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Mamãe faz 7.6

Hoje mamãe completa seus 76 anos, mas o generoso coração está cansado... Papai doente desde dia 1º de janeiro, consumiu-lhe bastante energia. Não quer ir à formatura da neta. Dói-lhe o corpo... Dói-lhe a alma... Fomos almoçar com ela: filhas e netos. Que Deus renove-lhe as forças, restaurando a saúde, a alegria e gratidão. 


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Save the name Save the date

O tempo é um mestre maravilhoso! Em 2010, seu primeiro exercício de autonomia, com apenas 12 anos! 🍀 Hoje, 13 de janeiro, um jovem de 21 anos desbrava São Paulo, para o seu primeiro dia de estágio na controladoria financeira de uma multinacional. 🙏Que o Senhor guie seus passos e o ajude a pavimentar um chão de estrelas.