quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de agosto

 * Agosto foi o mês do Paz e Harmonia! Janaina firme nas reuniões de 2@ feira; nós duas juntas nas reuniões de 6@ feira; minha palestra dia 19 de agosto: Lógica da Providência/Misericórdia Divina.

* Daniel fez 24! Comemorou em grande estilo na Expo Pádua 2022, mas teve almoço maravilhoso na casa de vó, salada de bacalhau, bolos, balões e passeio à Colina dos Sonhos de Cininho. Um sábado abençoado.

* Depois de tudo isso, foi fazer ninho lá no Rio de Janeiro. Mas já voou para Viçosa, para, enfim, participar do grande baile de formatura. Por conta da pandemia, não aconteceu no ano passado.

* Márcia conseguiu localizar os gráficos de sinos em ponto cruz. Um verdadeiro achado.

* Poda da hera do muro. Vida boa que se cumpre.

* Jalecos impecáveis para mim (Psicologia) e Elisa (Enfermagem) feitos pela mamãe. Preciosidade.

* Pequenos ajustes domésticos: Janaina cedeu a motosserra para Samuel (que vai fazer bom uso no sítio); trocou o celular (oh, glória!); cedeu um estrado para o Renan; fez os óculos novos para perto.

* Configurações de lentes renovadas (para mim e Marina) com sucesso.

* Volta às aulas na Fasap, trabalhos em dia, Dia do Psicólogo; semana do Psicólogo.

* Calçamento do Sayonara concluído. Aguardemos a inauguração. Vai merecer um post à parte.

domingo, 28 de agosto de 2022

Enfim, o baile de formatura UFV

Daniel colou grau no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Viçosa, MG, no primeiro semestre de 2021. Por conta da pandemia, a cerimônia foi remota e as festividades suspensas. Graças à ciência, à luta incansável de nossos cientistas e às vacinas, a vida foi retornando à normalidade e, neste 27 de agosto, o tradicional baile de formatura deu vida, luz e música no campus da UFV. Ode ao tempo!


Todas, lindamente guardadas nas Dobras do Tempo

Essa carinha é do meu menino.







sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Palestra Paz e Harmonia #02

LÓGICA DA PROVIDÊNCIA/ MISERICÓRDIA DIVINA.

(Pão Nosso – n°60 /Chico Xavier/Emmanuel; João, XIV: 15 a 17 e 26

  • Vídeo de Ariano Suassuna declamando Leandro de Barros

“Se eu conversasse com Deus

Iria lhe perguntar

Por que é que sofremos tanto

Quando viemos pra cá?

Que dívida é essa que o homem tem que morrer pra pagar?

Perguntaria também

Como é que Ele é feito

Que não dorme, que não come, e assim vive satisfeito...

Por que foi que Ele não fez a gente do mesmo jeito?

Por que existem uns felizes

E outros que sofrem tanto?

Nascidos do mesmo jeito

Criados no mesmo canto...

Quem foi temperar o choro

E acabou salgando o pranto?” (Leandro de Barros)

 ´  O Consolador Prometido

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece.

Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. – Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João, XIV: 15 a 17 e 26)

´  Vídeo: O Consolador

  • Ouçam os que têm ouvidos de ouvir...

  1. ·         A Codificação Espírita, através das obras básicas de Kardec, tem condições de responder todas as indagações propostas na poesia de Leandro de Barros.
  2. ·         Tríplice Aspecto: Ciência, Filosofia e Religião.
  3. ·         Princípios Básicos: Crença em Deus; na Imortalidade da Alma; na Reencarnação, na Comunicabilidade entre os Espíritos e na Pluralidade dos Mundos Habitados.
  4. ·         Obras Básicas: O Livro dos Espíritos; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Livro dos Médiuns; O Céu e o Inferno e A Gênese.
  5. ·         Ainda: O que é o Espiritismo e Obras Póstumas.

 ´  “Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados”. (E.S.E.)

·         Mas como se pode ser feliz por sofrer, se não se sabe por que se sofre?

O Espiritismo revela que a causa está nas existências anteriores e na própria destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Revela também o objetivo, mostrando que os sofrimentos são como crises salutares que levam à cura, são a purificação que assegura a felicidade nas existências futuras. Sabe que esse sofrimento auxilia o seu adiantamento. O Espiritismo lhe dá uma fé inabalável no futuro, e a dúvida pungente não tem mais lugar na sua alma. A perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem, para ir até o fim do caminho.

Assim realiza o Espiritismo o que Jesus disse do consolador prometido: conhecimento das coisas, que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra, lembrança dos verdadeiros princípios da lei de Deus, e consolação pela fé e pela esperança.

  • ´  Lógica da Providência

“Depois que fostes iluminados, suportastes grande combate de aflições.” — Paulo. (HEBREUS, 10.32)

Os cultivadores da fé sincera costumam ser indicados, no mundo, à conta de grandes sofredores.

Há mesmo quem afirme afastar-se deliberadamente dos círculos religiosos, temendo o contágio de padecimentos espirituais.

Os ímpios, os ignorantes e os fúteis exibem-se, espetacularmente, na vida comum, através de traços bizarros da fantasia exterior; todavia, quando se abeiram das verdades celestes, antes de adquirirem acesso às alegrias permanentes da espiritualidade superior, atravessam grandes túneis de tristeza, abatimento e taciturnidade.

O fenômeno, entretanto, é natural, porquanto haverá sempre ponderação após a loucura e remorso depois do desregramento.

O problema, contudo, abrange mais vasto círculo de esclarecimentos.

A misericórdia que se manifesta na justiça de Deus transcende à compreensão humana.

Exemplos:

·         Hitler

·         No Mundo Maior (André Luiz)

·         Caso da fuga

O Pai confere aos filhos ignorantes e transviados o direito às experiências mais fortes somente depois de serem iluminados. Só após aprenderem a ver com o Espírito eterno é que a vida lhes oferece valores diferentes. Nascer-lhes-á nos corações, daí em diante, a força indispensável ao triunfo no grande combate das aflições.

Os frívolos e oportunistas, não obstante as aparências, são habitualmente almas frágeis, quais galhos secos que se quebram ao primeiro golpe da ventania.

Os Espíritos nobres, que suportam as tormentas do caminho terrestre, sabem disto. Só a luz espiritual garante o êxito nas provações.

Ninguém concede a responsabilidade de um barco, cheio de preocupações e perigos, a simples crianças.

“Toda vez que a Justiça Divina nos procura para um acerto de contas, se nos encontra trabalhando em benefício dos outros, manda a Misericórdia Divina que a cobrança seja suspensa por tempo indeterminado.” (Chico Xavier).

 ´  Vídeo: Aos Pés do Monte

Um sentimento me ronda...

Um sentimento me ronda

Não sei dizer, tudo é novo pra mim

Meu coração se renova

Sinto a esperança invadir o meu ser...

Quero ser manso... Ser limpo... Ser justo... E pobre de espírito ser...

Tua palavra me sonda

Me conta de um Reino que espera por mim

Eu te ofereço o meu pranto

As dores da alma que quer renascer

Eu ouvi Tua voz

Teu falar me encantou

Quis seguir, caminhar

Quis saber pra onde vou...

Eis-me aqui, minha dor serenou...




terça-feira, 16 de agosto de 2022

Mostarda de casa nova e nossa avezinha na equipe

Marina trabalha na produtora Mostarda, que essa semana mudou de endereço e ganhou um espaço bem bonito, na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro). Nossa avezinha é redatora (Criativo e Conteúdo é o seu cargo). Como produz essa bichinha! Ela merece trabalhar em um lugar bonito assim. Mas é só o começo rsrsrsrs










O sorriso mais lindo da mocinha de blusa preta e calça cinza,
no meio da foto.


sábado, 6 de agosto de 2022

Daniel faz 24!

E nós fomos comemorar com a avó, no sítio, porque à noite tem Alexandre Pires na Expo Pádua 2022. Comemorar com um show, em grande estilo, junto aos amigos na terra natal... E depois ainda ter a participação do grupo "Aquelas Coisas", do amigo-irmão Ramon... Se isso não é bênção, não sei que outro nome podemos dar.

Um bolo de coco só para ele.

Se tem aniversário, tem que ter balões.

Bota reparo nesse luxo de simplicidade.

Daniel será abençoado porque o Senhor derramou o seu amor...

24 ainda é pouco, mas já é o suficiente para a autonomia

Raízes


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Bem-vindo, agosto!

A vida tem me testado um pouco nos últimos meses... Serena, preocupações com as crias, vontade que 2022 acabe logo (esse cenário político está de amargar a vida). A imunidade está baixíssima e, por conta disso, aparecem as doenças oportunistas. No entanto, em meio ao stress sempre chega uma notícia alvissareira. Dessa vez foi a minha amiga Márcia Faria de Lima - a fada do ponto-cruz - que se incumbiu de me proporcionar duas grandes alegrias, inesperadamente. Nos dias em que o céu dos olhos fica nublado e as nuvens marejam, recorro às suas mensagens como motivo para sorrir por dentro - e por fora. Como hoje ela me ofertou mais um motivo de alegria, mereceu esse registro nas dobras do tempo. 

Não conheço pessoalmente essa minha amiga. O Instagram nos aproximou e eu já fiz registros aqui no blog: Vida com poesia/sonho encantado (15/05/2021); Motivos para agradecer e ser feliz - a lista de janeiro (31/01/2022) e Releitura /toalha abacaxi (11/05/2022).

Vez ou outra conversamos pelo whatsApp, compartilhamos posts no Instagram. Certa vez vi uma colcha linda e mandei para ela... Ela me respondeu que já tinha feito várias colchas daquela, mas que no momento não fazia mais... Até que no dia 21 de julho ela me enviou algumas fotos, com a seguinte legenda: Bom dia, Alessandra! Primeira colcha após uma pausa de 3 anos. Que preciosidade! Conversamos um pouco e ela se ofereceu de fazer uma para mim, para 2023. No tecido de tear. Que alegria! Mas, (imagine!) vai fazer aquela primeira colcha, da nossa conversa do Instagram. Então, vamos aguardar a passagem do tempo... Com certeza voltarei aqui para terminar essa história.

O inesperado de hoje tem a ver com aquele bordado de sinos de Natal, do trilho do enxoval de minha mãe: Bom dia, Alessandra, tudo bem? Olha o que encontrei hoje em um grupo no Facebook! A revista tem 100 anos que foi publicada. E não é que, finalmente, conseguimos achar o gráfico de sinos de Natal? Foi um grande desafio para ela fazer o trilho a partir da amostra de minha mãe, que já estava desgastada pelo tempo, continha erros, as dimensões eram diferentes... A pessoa que faz o tal "pingado" para ela chegou a desistir no meio do trabalho; mas, como boa fada que é, nossa amiga Márcia foi até o fim e ainda fez dois trilhos - um para mim e outro para minha irmã. Agora, de posse do gráfico, a magia poderá ser perpetuada... porque a vida só tem graça quando nosso sonho encantado envolve mais pessoas e vira sonho compartilhado. Às vezes a felicidade se esconde em uma caixa de linha. Basta o toque de uma fadinha!


https://dobrasdotempo.blogspot.com/2021/05/vida-com-poesiasonho-encantado-ponto.html

https://dobrasdotempo.blogspot.com/2022/01/motivos-para-agradecer-e-ser-feliz.html

https://dobrasdotempo.blogspot.com/2022/05/releitura-toalha-abacaxi.html