sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Memorial - ... frutos sazonados...

Em 2000 o trabalho teve continuidade, acrescentando-se algumas inovações e mudanças necessárias. Dois projetos foram destaque: "Quem lê, viaja" que durou todo o ano letivo e que, em poucas palavras, consistiu em malas de livros que viajaram pelas escolas da rede municipal, trocando informações e correspondências das diversas localidades e realidades do nosso município e "Brasil 500 anos na Praça", envolvendo toda a rede de ensino pública e privada, com uma gincana cultural. Vale ressaltar que o projeto "Quem lê, viaja, teve continuidade nos anos seguintes e, juntamente com outros, deu ao prefeito Luís Fernando Padilha Leite, em 2004, o título de "Prefeito Amigo da Criança", conferido pelo Governo Federal.
Coordenamos na primeira semana letiva as oficinas de Estratégias e Recursos, envolvendo o tema 500 anos do Brasil e oficina sobre Objetivos de Ensino.
Em maio a SMEC recebeu um convite para participar do encontro Parâmetros em Ação, promovido pelo MEC em Itaperuna, durante 04 dias. Teve como objetivo lançar o Programa no Noroeste Fluminense e capacitar os formadores. De volta à Pádua, fizemos nossa adesão ao que se tratava de Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado - Parâmetros em Ação. Em agosto começamos a capacitação com os professores que atuavam na Alfabetização. A equipe foi contratada para repassar o programa no município de Itaocara e então tivemos a  oportunidade de conhecer outra realidade e, claro, muito aprender.
Esse programa veio ao encontro dos meus anseios quanto a Alfabetização e consolidar as ideias que eu tinha desde 1989. É o que eu chamo de fundamentação.
Em novembro formamos a turma de professores que atuavam no Ensino Fundamental - 1º segmento - e iniciamos o estudo de um novo módulo, que ficou para ser concluído em 2001, devido a extensa carga horária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário