quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Caderno de Receitas

Claro que meu caderno de receitas não é como outros cadernos de receita. E por uma razão bem simples: como forno e fogão não são meu território favorito - nem de domínio -  penso ser desperdício copiar receitas que talvez jamais experimente.
Na verdade fiz meu primeiro caderno de receitas aos 8 anos de idade, copiando dos cadernos das minhas professoras. Mas, por ter alma de formiga, todo ele só continha receitas doces.
Aos 11 anos resolvi passar a limpo e essa versão, amarelada pelo tempo, conservo na gaveta do armário. Também ali constam 90% de receitas doces e 10% de pratos salgados que eu realmente tentei fazer.
Meu caderno de receitas tem uma conotação diferente; são dicas úteis que facilitam o viver. É um livro de experimentações. A quem interessar possa...
Almôndegas rapidinhas: 
500g de carne moída (prefiro a que já foi congelada; observação, tentativa e erro). 
Tempero caseiro de alho, sal e ervas (ganho vidros desses temperos da minha vizinha - Neuzeni - ou da Dona Elza; ainda não fiz minha própria alquimia).
Misturo o tempero à carne e depois acrescento um ovo. Mais mistura.
Pulo do gato 2 (o primeiro foi a carne que já foi congelada): misture farinha de aveia até dar o ponto de fazer as bolinhas. Geralmente são 2 ou 3 colheres de sopa. A farinha de aveia, além de mais saudável, deixa a almôndega macia e durante a fritura evita aquela espuma que se forma na frigideira.
Rende 30 bolinhas. Frito em óleo quente e depois faço o molho de tomate separado.
O macarrão é branquinho, ao alho e óleo.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário