segunda-feira, 29 de maio de 2023

Beleza em ponto cruz - a história da colcha

Preciso registrar a história dessa colcha, que chegou de Goiânia, dia 19/04. Foi feita pelas mãos perfeitas da Márcia Faria de Lima. 

Tudo começou em 2021... A colcha, mais especificamente, dia 09/10/2021. 

Em março daquele ano eu dava 𝒑𝒂𝒔𝒕𝒐 aos olhos no Instagram e vi os trabalhos da Márcia.  Puxei conversa e, hoje, posso afirmar que ali nasceu uma amizade. E nasceram também os belíssimos trabalhos que já ganharam (todos) registros de memória no Dobras do Tempo. Os paninhos americanos de rosas para o aniversário da Janaina, a releitura dos sinos de Natal da mamãe, a releitura da toalha de abacaxis... Tudo perfeito! 

Mas quero relatar, agora, sobre a colcha. Mais uma vez o 𝒑𝒂𝒔𝒕𝒐 aos olhos em momentos de ócio e eu encontrei essa lindeza. Mandei para ela ver e a resposta foi "já fiz muito dessa colcha; agora não compensa mais, o material está muito caro". Toda pessoa de bom senso sabe que o artesão (o dono do talento) sofre com a desvalorização por parte daqueles que não sabem fazer e acham tudo caro. Sem modéstia, eu sou uma exceção à regra porque não sei fazer, mas convivi toda a minha vida com quem sabe fazer e sei o trabalho que dá e aprendi a avaliar esse trabalho. Todas as minhas tentativas ficaram mal-acabadas. Porque é uma arte transformar linhas e tecidos em guirlandas de rosas perfeitas! 

Ficamos assim... Eu sonhando - como sempre - com o impossível inimaginado e tentando fazê-lo virar realidade. Nesta arte estou quase especialista.

Em julho de 2022, Márcia me enviou uma mensagem dizendo que, depois de 3 anos, havia retornado aos bordados das colchas e me enviou a foto de uma king belíssima! Combinamos, então, que em 2023 ela faria aquela de rosas para mim e eu começaria a pagar (em suaves prestações).

Alguns meses depois ela me informou que a pessoa que encomendou a king não honrou com o compromisso e que estava disponível para venda. Divulgamos entre amigos queridos e a Aninha adquiriu o belíssimo trabalho. Que alegria!

Renovamos a amizade e nosso compromisso para janeiro de 2023. Fui pagando na força da fé e da minha "insanidade poética". 

Mas a vida é incrivelmente generosa com os sonhadores sinceros. Aposentei-me, recebi um dinheirinho que não estava esperando, quitei um empréstimo e recebi o dinheiro do seguro de volta. Terminei de pagar o sonho... 

E agora tenho mais essa história com a Márcia para o blog Dobras do Tempo. 

Virão muitas outras histórias, se Deus quiser... E espero, um dia, poder abraçá-la pessoalmente. Por ora, a colcha está ali, lindamente...

"A felicidade sempre volta. A fé manda buscá-la". Hoje, 29 de maio, são 21 voltas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário