Esse, um projeto didático pedagógico. Bem diferente de projeto de pesquisa, que fique claro...
TEMA: Diferenças, sim! Preconceito, não!
TEMA: Diferenças, sim! Preconceito, não!
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
COORDENAÇÃO: Professores regentes das turmas de 3º
ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA: Mediante uma situação-problema de
preconceito racial, surgida na convivência diária entre alunos e professores na
sala de aula, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema preconceito e
racismo, em consonância com o pensamento contemporâneo de respeito às
diferenças e inclusão.
OBJETIVO GERAL: Promover o respeito às diferenças,
principalmente na temática racial, criando condições para o desenvolvimento de
valores e atitudes proativas no combate ao preconceito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Fomentar discussões e reflexões sobre o racismo
a partir de leitura compartilhada de história pertinente ao tema.
·
Analisar a letra da música e ouvir a canção
referente à história lida, destacando e discutindo palavras desconhecidas.
·
Elencar informações e imagens sobre o Dia da
Consciência Negra em suportes variados (jornal, livros, sites), para elaboração
de um cartaz coletivo.
·
Observar as diferenças individuais da turma
através da elaboração de um Perfil e criação de um Álbum.
AÇÕES:
·
Leitura, pelo professor, da história “Pretinho,
meu boneco querido” de Maria Cristina Furtado.
·
Audição de CD que acompanha o livro destacando
as canções que aparecem na história./ Leitura da letra no cartaz ou data-show./
Coral.
·
Pesquisa sobre o Dia da Consciência Negra. /
Cartaz Coletivo.
·
Elaboração de um perfil individual, destacando
características físicas (cor da pele, cor dos olhos, cabelo, altura, peso, nº
do sapato) e preferências (comida, cor, música, animal, livro etc)./
Socialização. / Elaboração de um álbum da turma com todos os perfis.
CRONOGRAMA: O projeto será realizado por um período
de duas semanas.
1ª semana:
·
Leitura da história pelo professor com
apresentação em PPT: 3 dias *.
·
Audição das músicas, de acordo com o trecho lido
diariamente.
·
Leitura das músicas, uso do dicionário para
palavras desconhecidas: 1 dia.
·
Pesquisa sobre o Dia da Consciência Negra e
cartaz coletivo: 2 dias.
2ª semana:
·
Elaboração do Perfil Individual: 1 dia.
·
Socialização e montagem do Álbum: 2 dias
·
Culminância: 1 dia.
RECURSOS:
Computador com impressora, internet, data-show,
áudio, CD, suportes variados (livros, revistas, jornais), papel pardo, cola,
tesoura, dicionário, pilot.
AVALIAÇÃO:
Espera-se a participação efetiva dos alunos nas
diversas ações do projeto:
·
ouvindo atentamente a história;
·
cantando as canções;
·
buscando palavras desconhecidas no dicionário;
·
realizando pesquisa e elaborando o cartaz
coletivo;
·
criando seu próprio perfil, de modo a compor o
álbum da turma.
REFERÊNCIAS:
FURTADO, Mª Cristina. Pretinho, meu boneco querido.
Editora do Brasil.
Nota:
* Como a história é longa, sugere-se que ela seja
fragmentada em capítulos a serem compartilhados por 3 dias consecutivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário