quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Como o tema mais falado nessa semana é projeto... resgatei mais um do baú

Esse, um projeto didático pedagógico. Bem diferente de projeto de pesquisa, que fique claro...
TEMA: Diferenças, sim! Preconceito, não!
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
COORDENAÇÃO: Professores regentes das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA: Mediante uma situação-problema de preconceito racial, surgida na convivência diária entre alunos e professores na sala de aula, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema preconceito e racismo, em consonância com o pensamento contemporâneo de respeito às diferenças e inclusão.
OBJETIVO GERAL: Promover o respeito às diferenças, principalmente na temática racial, criando condições para o desenvolvimento de valores e atitudes proativas no combate ao preconceito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fomentar discussões e reflexões sobre o racismo a partir de leitura compartilhada de história pertinente ao tema.
·         Analisar a letra da música e ouvir a canção referente à história lida, destacando e discutindo palavras desconhecidas.
·         Elencar informações e imagens sobre o Dia da Consciência Negra em suportes variados (jornal, livros, sites), para elaboração de um cartaz coletivo.
·         Observar as diferenças individuais da turma através da elaboração de um Perfil e criação de um Álbum.
AÇÕES:
·         Leitura, pelo professor, da história “Pretinho, meu boneco querido” de Maria Cristina Furtado.
·         Audição de CD que acompanha o livro destacando as canções que aparecem na história./ Leitura da letra no cartaz ou data-show./ Coral.
·         Pesquisa sobre o Dia da Consciência Negra. / Cartaz Coletivo.
·         Elaboração de um perfil individual, destacando características físicas (cor da pele, cor dos olhos, cabelo, altura, peso, nº do sapato) e preferências (comida, cor, música, animal, livro etc)./ Socialização. / Elaboração de um álbum da turma com todos os perfis.
CRONOGRAMA: O projeto será realizado por um período de duas semanas.
1ª semana:
·         Leitura da história pelo professor com apresentação em PPT: 3 dias *.
·         Audição das músicas, de acordo com o trecho lido diariamente.
·         Leitura das músicas, uso do dicionário para palavras desconhecidas: 1 dia.
·         Pesquisa sobre o Dia da Consciência Negra e cartaz coletivo: 2 dias.
  
2ª semana:
·         Elaboração do Perfil Individual: 1 dia.
·         Socialização e montagem do Álbum: 2 dias
·         Culminância: 1 dia.
RECURSOS:
Computador com impressora, internet, data-show, áudio, CD, suportes variados (livros, revistas, jornais), papel pardo, cola, tesoura, dicionário, pilot.
AVALIAÇÃO:
Espera-se a participação efetiva dos alunos nas diversas ações do projeto:
·         ouvindo atentamente a história;
·         cantando as canções;
·         buscando palavras desconhecidas no dicionário;
·         realizando pesquisa e elaborando o cartaz coletivo;
·         criando seu próprio perfil, de modo a compor o álbum da turma.

REFERÊNCIAS:
FURTADO, Mª Cristina. Pretinho, meu boneco querido. Editora do Brasil.

Nota:
* Como a história é longa, sugere-se que ela seja fragmentada em capítulos a serem compartilhados por 3 dias consecutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário