domingo, 16 de junho de 2013

1ª versão: 1997 (Barão de Teffé); 2ª versão: 1998 (SMEC Pádua - rede municipal)

PROJETO CRIANDO LAÇOS

I - JUSTIFICATIVA: Mediante os conflitos do mundo globalizado, onde os valores estão sendo questionados e reformulados, abrindo espaço para o respeito à diversidade, à pluralidade de ideias, mas, por outro lado, promovendo o individualismo, a competição, o consumismo, onde o ter é mais importante que o ser, faz-se necessário reforçarmos os laços afetivos, criando na comunidade escolar um ambiente de reflexão, com formação de valores reais, conduzindo a comportamentos e atitudes de harmonia e amizade.
II – OBJETIVO: Intensificar os laços que nos une na comunidade escolar, fortalecendo o profissionalismo na Educação e expandindo esses sentimentos além dos muros da escola.
III – AÇÕES:

  • Trabalhar a interdisciplinaridade, envolvendo as diversas áreas e segmentos;
  • Ler o fragmento da história “O pequeno príncipe”, definir o que quer dizer cativar e fazer relações com as vivências individuais;
  • Dar asas à imaginação e produzir textos a partir das propostas oferecidas;
  • Resolver problemas de raciocínio lógico-matemático;
  • Circular mensagens através do Correio Amigo, instalado na Escola;
  • Confeccionar dobraduras, cartões, agendas, lembranças diversas relacionadas ao tema.
IV – PÚBLICO:
Diretor, professores, alunos, pessoal de apoio, família e comunidade.
V- CRONOGRAMA:
 O projeto será realizado no primeiro semestre de 1998, obedecendo às seguintes fases: elaboração e apresentação, divulgação na comunidade escolar, realização e culminância.
VI – AVALIAÇÃO:
Será realizada nas diversas áreas e disciplinas, com produção oral e escrita, resolução de problemas, trabalhos diferenciados (musicais, artísticos, teatrais etc) e culminância com Exposição de Trabalhos no dia 20 de julho, Dia do Amigo.
VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANGLUND, Joan Walsh. UM AMIGO É ALGUÉM QUE GOSTA DE VOCÊ.
EXUPÉRY, Antoine de Saint. O PEQUENO PRÍNCIPE


TEXTO: O PEQUENO PRÍNCIPE

E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, perguntou:
-  O que quer dizer “cativar”?
- Tu não és daqui, disse a raposa. O que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer cativar?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
- È uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços”...
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...

SAINT EXUPÉRY. O PEQUENO PRÍNCIPE

 ATIVIDADES;

  1. Dobradura do laço do amor;
  2. Problema de Travessia;
  3. Acróstico CATIVAR
  4. História: “Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...”
  5. Reflexão: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
  6. Música: Cativar é amar
  7. Ilustração e montagem do livro “Um amigo é alguém que gosta de você”
  8. E outras...

PROBLEMA DE TRAVESSIA:
Um viajante trazia consigo uma raposa, uma galinha e um pé de couve. Precisava atravessar um rio, mas o barco só poderia levá-lo com um de seus pertences. Como resolver essa situação, sabendo que as raposas comem galinhas e estas adoram um pé de couve? Ajude o viajante a realizar essa travessia, transportando todos os seus pertences para a outra margem, sem perder nenhum.

MÚSICA:

Há uma palavra perdida
Já quase esquecida
Me vem relembrar
Contendo sete letrinhas
E todas juntinhas
Se lê cativar
Cativar é amar
E também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar
Cativou, disse alguém
Laços fortes criou
Responsável é você
Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens também
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém

Nenhum comentário:

Postar um comentário